TEMAS GERAIS

Helicóptero sírio com dois pilotos russos é abatido perto de Palmira.

Com esses dois óbitos, sobe para 12 o número de combatentes russos mortos.

Em 09/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Dois pilotos de helicóptero russos morreram na sexta-feira (8), perto da cidade síria de Palmira (centro), quando a aeronave síria em que voavam foi abatida - anunciou o Ministério russo da Defesa, neste sábado.

"Em 8 de junho, os pilotos instrutores Riafagat Khabibulin e Yevgueni Dolguin faziam uma missão no helicóptero sírio armado Mi-25. Nessa hora, os combatentes da organização Estado Islâmico (EI) lançaram uma ofensiva", informou o Ministério, em um comunicado reproduzido pelas agências de notícias russas.

"Os terroristas alcançaram o helicóptero, que caiu em território controlado pela Síria. A tripulação morreu", completou a nota.

Com esses dois óbitos, sobe para 12 o número de combatentes russos mortos no conflito na Síria, desde que a Rússia iniciou seus bombardeios em setembro passado para apoiar seu aliado Bashar al-Assad.

Em meados de junho, o Ministério da Defesa já havia anunciado a morte de dois soldados russos em poucos dias. Um deles morreu na explosão de um carro-bomba, quando protegia um comboio humanitário na região de Homs (centro). O outro, ferido perto de Aleppo (norte), não resistiu e faleceu em um hospital militar de Moscou.

Depois de vários meses de bombardeios, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou em março a retirada de grande parte de seu contingente militar estacionado na Síria. Moscou ainda mantém, porém, seus ataques aéreos contra "alvos terroristas" e em apoio às forças de Al-Assad.

A guerra na Síria explodiu em 2011, depois da violenta repressão do governo aos manifestantes que pediam reformas. Desde então, deixou mais de 280.000 mortos e milhões de deslocados.

AFP