ESPORTE INTERNACIONAL

Holanda atropela Alemanha e vence a 1ª pela Liga das Nações

A Bulgária se manteve sozinha na ponta do grupo 3 da Liga C.

Em 14/10/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

EMMANUEL DUNAND

Em mais uma atuação desastrosa, a Alemanha foi presa fácil para a Holanda, que conquistou sua primeira vitória na Liga das Nações ao bater a tetracampeã mundial por 3 a 0 na Johan Cruyff Arena, em Amsterdã, e deixar a lanterna do grupo 1 nas mãos da adversária.

A equipe visitante até começou melhor e teve a chance de abrir o placar aos 17 minutos do primeiro tempo, em chute de primeira de Müller, mas o goleiro Cillessen fez grande defesa e manteve a meta da 'Oranje' invicta.

Aos poucos, porém, a dona da casa foi tomando conta da partida e abriu o placar as 29. Depay cobrou escanteio, Babel cabeceou no travessão e Van Dijk conferiu no rebote para fazer 1 a 0.

A Alemanha ainda esteve perto do empate antes do intervalo, aos 39, em nova tentativa de Müller. Can fez ótima enfiada para o meia-atacante do Bayern de Munique, que bateu de primeira e tirou tinta da trave.

Na segunda etapa, Sané, que substituíra Müller no intervalo, recebeu ótimo passe de de Kroos e, com liberdade, arrematou cruzado da esquerda, mas errou o alvo, aos 19. Mais tarde, aos 29, Kroos teve boa oportunidade na bola parada, mas cobrou falta para fora.

A partir dos 30, porém, o que se viu foi um amplo domínio dos holandeses, que marcaram duas vezes e só não golearam porque falharam em algumas finalizações. Aos 34, Wijnaldum saiu cara a cara com Neuer, mas exagerou na força e isolou.

O segundo aconteceu aos 41, quando Promes puxou contra-ataque pela direita e tocou para o meio da área até Depay, que completou para o gol. O goleiro ainda desviou, mas não evitou que a desvantagem alemã aumentasse.

Depay quase marcou mais um aos 45 minutos, em outro contragolpe. O jogador do Lyon ganhou na corrida de Boateng e soltou uma bomba no travessão. Só que dois minutos depois, em linda jogada individual, com direito a deixar Boateng no chão, Wijnaldum assinalou o terceiro.

A vitória, a primeira sobre a tetracampeã mundial em competições oficiais desde a Eurocopa de 1992, levou a Holanda à vice-liderança da chave, com três pontos, atrás da França, com quatro. Já a Alemanha, que venceu apenas dois de seus dez compromissos em 2018, segura a lanterna, com um, e corre riscos de rebaixamento. Com isso, a 'Mennschaft' fará jogo de vida ou morte contra os 'Bleus' na próxima terça-feira, em Saint-Denis.

Pela Liga B, houve dois confrontos neste sábado, incluindo um clássico. A República Tcheca bateu a Eslováquia por 2 a 1 fora de casa, em Trnava, e se isolou na segunda posição do grupo 1, com três pontos, enquanto a rival ainda não pontuou. A liderança é da Ucrânia, com seis pontos.

Já Irlanda e Dinamarca empataram sem gols em Dublin, resultado que beneficiou a equipe visitante, líder do grupo 4, com quatro pontos. A equipe anfitriã é última, com um, atrás também do País de Gales, que tem três.

A Bulgária se manteve sozinha na ponta do grupo 3 da Liga C ao fazer 2 a 1 sobre o Chipre por 2 a 1 em Sófia. O time derrotado vem em terceiro, com três pontos, à frente apenas da Eslovênia, que perdeu para a Noruega por 1 a 0 em Oslo e ainda não pontuou. Os noruegueses estão em segundo, com seis.

Gibraltar conquistou a primeira vitória de sua história em torneios oficiais ao ganhar da Armênia por 1 a 0 em Yerevan. Ainda assim, a equipe é a lanterna do grupo 4 da Liga D, com três pontos e saldo pior que o do adversário, terceiro colocado, e que de Liechtenstein, segundo mesmo depois de perder para a líder Macedônia por 4 a 1.

Quem, assim como a Macedônia, tem nove pontos e 100% de aproveitamento é a Geórgia, que hoje derrotou Andorra por 3 a 0 em Tbilisi e se manteve à frente no grupo 1. Todos os outros concorrentes da chave têm dois pontos, incluindo Letônia e Cazaquistão, que empataram em 1 a 1 em Riga.