TEMAS GERAIS

Holandês que dá volta ao mundo de bicicleta chega ao ES.

Viagem começou em junho de 2015 e objetivo era apenas chegar à Grécia.

Em 06/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Depois de passar por 26 países e rodar mais de 22 mil quilômetros em cima de uma bicicleta, o holandês Mark Koelen chegou ao Espírito Santo, na noite desta segunda-feira (4).

A viagem dele começou em junho de 2015 e o objetivo de Mark era sair da Holanda e chegar à cidade de Olímpia, na Grécia. Ele fez isso em dois meses, mas ao completar o roteiro percebeu que conseguiria ir bem além.

“Pedalar dar força, não só física, mas também mental. E essa força me dá energia para conseguir e saber que vou fazer mais”. disse.

Antes de começar a viagem, Mark trabalhava como guia de turismo na Holanda e, antes ainda, foi jogador de futebol. Mas, depois de duas cirurgias no joelho, ele encontrou na bicicleta um novo estilo de vida.

“Eu fui feliz em toda minha vida, mas pedalando eu tenho mais consciência da minha felicidade”, falou.

A viagem fez com que Mark praticasse o desapego. Ele tem que fazer toda a bagagem caber em quatro mochilas, sendo roupas e alguns alimentos. Ao longo do caminho, o holandês vai deixando alguns pertences que não serão mais úteis.

“O mais importante eu levo comigo, que é a minha cafeteira. Eu preciso do meu cafezinho de manhã para pedalar. Sem ele, não consigo seguir viagem”, destacou.

Em Vitória, Mark sentiu na pele a dificuldade de quem anda de bicicleta na cidade. “As pessoas não têm muito respeito aos ciclistas. Às vezes, um caminhão grande passa bem pertinho, em alta velocidade e isso é bem perigoso”, relatou.

Ajuda
O holandês posta os vídeos da viagem em um site, com a missão de arrecadar dinheiro para uma ONG que atua em favelas, no Rio de Janeiro. “Se chama Estrela da Favela e é um projeto brasileiro-holandês que ajuda crianças no esporte e educação”, explicou.

Além disso, Mark deseja que a viagem ajude a criar consciência sobre a importância dos transportes alternativos. “Eu quero que todo mundo, todos os brasileiros, possam pegar uma bicicleta para aproveitar, e tenham consciência de que pedalar é uma coisa boa e tranquila”, falou.

Fonte: g1-ES