TEMAS GERAIS

Holandesa Nienke bomba no YouTube com vídeos para brasileiros

Público da jovem é 95% brasileiro e virou fã após ela falar português errado.

Em 22/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Ela tem 19 anos, é fã de Pabllo Vittar e Wesley Safadão e leva no vocabulário expressões como "mano do céu" e "sarrada". Nada de muito excepcional para uma jovem da geração Y no Brasil... com a diferença que Nienke Helthuis é de uma cidade pequenina da Holanda, bombando no YouTube fazendo vídeos para brasileiros.

Dizer que a youtuber é mais conhecida deste lado do Oceano Atlântico é quase uma obviedade. Nienke mora em Almelo, cuja população de 72,5 mil pessoas é 25 vezes menor que o número de inscritos em seu canal no YouTube: 1,8 milhão, sendo que 95% é brasileiro.

Os números da Nienke 'gente boa' Helthuis

  • 1,8 milhão de inscritos no YouTube
  • 49 milhões de visualizações no YouTube
  • 21 milhões de visualizações na página "Miga sua louca" com ela falando português

Nesta terça-feira (22), ela faz em Curitiba (PR) a última etapa da sua segunda turnê de encontros com fãs. E isso em menos de seis meses.

Vai Brasiliam

O jogo virou para Nienke depois que ela publicou em setembro de 2016 um vídeo em que tentava falar português. O clipe da youtuber até então anônima acabou postado numa página de virais no Facebook. Como geralmente acontece na internet brasileira, polarizou os comentaristas.

Uns se ofenderam fácil com a tentativa macarrônica de Nienke. Outros reconheceram esforço e graça em assistir à holandesa falando errado o português do Brasil. Afinal, é uma língua com muitos fonemas, disseram alguns.

Após 21 milhões de visualizações no Facebook, porém, emergiu vitoriosa deste "tribunal" chamado internet. E o público cresceu 10 vezes entre dezembro de 2016 e junho de 2017, saltando de 100 mil inscritos para 1 milhão em 6 meses.

Please come to Brazil

A partir daí, a produção se focou no Brasil. Foram vídeos reagindo a funk, sertanejo, rap e pop. Ainda se arriscou com a apreciação de várias guloseimas brasileiras enviadas por fãs, como Guaraná Jesus, Toddynho, goiabinha e Tortuguitas.

Nienke chegou a gravar outros vídeos em que fala (propositadamente mal) idiomas como espanhol e francês. Mas por que a brincadeira só decolou com o português?

"Provavelmente porque eu sou muito ruim. O pessoal realmente riu de mim", diz a youtuber ao G1. "Não quero insultar os franceses. Mas acredito que os brasileiros sejam mais apaixonados e animados com as pequenas coisas".

Ela pretende fazer aulas de português ao lado da mãe. A moradia no Brasil, no entanto, ainda não é uma realidade. "Nós pensamos nisso, obviamente, e é algo que eu realmente quero. Mas para mim ainda é melhor morar na Holanda", ela conta.

"Eu estudo design gráfico. É muito divertido, mas diferente do que faço no YouTube. Gosto mais do YouTube, de fazer vídeos. Mas vou terminar meu curso".

(Foto: Divulgação)