TEMAS GERAIS

Hospital Dr. Jayme Santos Neves completa 7 anos de funcionamento

Ele é considerado o maior hospital público do Espírito Santo.

Em 27/02/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Sesa - Divulgação

Considerado o maior hospital público do Espírito Santo, destinado 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, é referência em traumas ortopédicos e neurocirúrgicos, gravidez de alto risco materno e fetal, e conta com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). A unidade é fruto de um investimento de cerca R$ 165 milhões em recursos próprios do Governo do Estado e tem abrangência sobre 2,3 milhões de capixabas e de uma população que também vem de outros estados e oferta 427 leitos à população. 

Inaugurada em 23 de fevereiro de 2013, a unidade comemora este mês 7 anos não só de funcionamento, mas também de atendimento humanizado, acolhimento, inovação e reconhecimentos.

“É com alegria que celebramos o 7º aniversário do Hospital Dr. Jayme. Trata-se de uma unidade que marcou a história da saúde no Espírito Santo. Neste período, pudemos observar um alto volume de atendimento com níveis de satisfação que chegam a 99%, e com reconhecimento em nível nacional de seus padrões de qualidade. Com uma equipe competente de profissionais, o HEJSN desenvolve uma importante atuação no atendimento de urgência e emergência e é referência no atendimento a pacientes queimados. Também é referência para gestação de alto risco materno e fetal”, disse o diretor-geral do Hospital Dr. Jayme, Rogério Griffo.

Desde a inauguração foram realizados 554.708 atendimentos somente no Pronto-Socorro. Em 2019, a média mensal de atendimentos no pronto-socorro foi de 5.330 atendimentos. Além disso, o hospital totaliza nesses 7 anos de funcionamento, 99.445 internações e 102.664 cirurgias. A média de atendimentos geral mensal no Hospital Dr. Jayme é de cerca de 20.428.

O Hospital Dr. Jayme é uma unidade de saúde que tem funcionários competentes e dedicados. Ao todo, a unidade conta o empenho e trabalho diário de cerca de 2.496 colaboradores. Dentre eles estão 627 médicos, 885 técnicos de enfermagem, 11 farmacêuticos, 226 enfermeiros, 202 auxiliares de serviços gerais e 545 distribuídos em cargos administrativos.

A analista pleno de Recrutamento e Seleção no setor de Recursos Humanos do Hospital, Elizabeth Barbosa, de 38 anos, foi uma das primeiras funcionárias contratadas pelo hospital. Emocionada, ela falou sobre as experiências vividas.

“Fazer parte da estruturação e do crescimento do Hospital Dr. Jayme para mim é motivo de satisfação, aprendizado e orgulho. Lembro até hoje como fiquei feliz ao receber a notícia da minha aprovação para compor a equipe do setor de RH. No decorrer dos anos vejo que valeu à pena todo o esforço, pois adquiri amadurecimento pessoal. Entendo que o trabalho que desenvolvo com as contratações têm como objetivo a melhora e recuperação do paciente, além de proporcionar ao colaborador novato a entrada no mercado de trabalho, ajudando assim no sustento da família. É isso que me motiva e faz com que eu me sinta realizada em meu trabalho. Já tive muitas conquistas até aqui e sei que ainda posso realizar muito mais”, contou Elizabeth.

O diretor-geral da unidade, Rogério Griffo, destacou ainda que outra marca do HEJSN é o desenvolvimento acadêmico, com destaque para o seu programa de residência médica. “Completando seu sétimo ano, o hospital vivencia um cenário de desafios importantes voltados à modernização de seu parque tecnológico e implementação de novos instrumentos de governança. Tudo isso visando a proporcionar à população capixaba um atendimento seguro, de qualidade e respeito aos recursos públicos aplicados na operação e gestão do hospital. Agradecemos ao Governo do Estado do Espírito Santo que confiou à AEBES a responsabilidade de gerir o maior e mais moderno hospital do Estado. Somos gratos também aos colaboradores, corpo clínico e demais parceiros que constituem a força do HEJSN e, sobretudo, a Deus, que tem prosperado nosso trabalho”, afirmou.

Histórico

O Hospital Estadual Dr. Jayme é administrado pela Organização Social Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (AEBES), contratada por meio de edital. Atualmente, é também hospital-escola destinado a práticas da Medicina para centenas de estudantes, além de campo de estágio para outras profissões e, desde 2014, possui um programa de residência médica, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), com a oferta anual de vagas em diversas especialidades.

Ao longo da sua história, a unidade conquistou o nível máximo da acreditação hospitalar com o certificado ONA Nível III – Acreditado com Excelência, além do certificado ISO 9001/2015, versão mais atual da organização. A unidade foi reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como um dos melhores hospitais do País, sendo o único hospital público capixaba a configurar a listagem da ANS. Em 2016, foi eleito pelos capixabas na categoria Hospital Público no Prêmio Excelência em Saúde e conquistou o Prêmio Marcas Ícones nos anos de 2017 e 2018, todos da Rede Vitória de Comunicação. Em 2019, foi o hospital público mais lembrado no Recall de Marcas pela Rede Gazeta.

“É com alegria que vamos comemorar, no dia próximo dia 23, o 7º ano de atividades do Hospital Estadual Dr. Jayme, fruto de uma parceria entre a Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (AEBES) e o Governo de Estado, concretizada através de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Saúde (Sesa). No decorrer desses sete anos, os desafios foram muitos, mas as oportunidades de crescimento e desenvolvimento da assistência foram maiores. O hospital vem mantendo o seu foco na qualidade, na segurança do paciente e no ensino, disponibilizando à população capixaba um atendimento humanizado, em consonância com os princípios que embasam o serviço prestado pelo SUS. E assim é porque contamos com o apoio do Governo do Estado, o compromisso dos funcionários e do corpo clínico, o reconhecimento da população e, sobretudo, com a nossa confiança na fidelidade de Deus, que é nosso sustento e guia. Hoje, podemos dizer: 'Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres' [Salmo: 126:3], garantiu a superintendente da AEBES, Sirlene Motta de Carvalho. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa)