CIDADE

Hospital materno infantil de Serra recebeu visita do ministro da saúde

Em Colina de Laranjeiras, a previsão é de que a obra seja concluída em 2020.

Em 17/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, realizou visita técnica ao Hospital Materno Infantil na tarde dessa segunda-feira (16), na companhia do prefeito do município de Serra, Audifax Barcelos. Em construção em Colina de Laranjeiras, a previsão é de que a obra seja concluída em 2020.

O ministro Mandetta afirmou que as obras estão andando como ele esperava, e que o próximo passo é equipar o local. “Do contrário, faz a obra, mas não tem o equipamento e a população não entende o porquê. Agora, começa a fase de colocar os equipamentos para quando for inaugurado começar a receber a população. Está indo bem”, disse.

O prefeito Audifax Barcelos percorreu as salas e espaços da obra junto com o ministro. "A obra está bem adiantada e a ideia é entregar em março", explicou.

O governador Renato Casagrande também participou do evento. Em agosto deste ano, a Prefeitura de Serra e o Governo do Estado assinaram um convênio de R$ 8.316.301,68 para a aquisição de equipamentos para o Hospital Materno Infantil.

Hospital Materno Infantil

O local tem previsão de atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês. Serão 135 leitos: 60 maternos, 60 infantis e 15 semi-intensivos.

Dentre os 15, serão 10 UCINCo (convencional) para atendimento a recém-nascidos considerados de médio risco e que demandam assistência contínua. E serão 05 UCINCa (canguru), modelo de assistência no qual o recém-nascido permanece o tempo todo em contato, pele a pele, com a mãe ou o pai.

A maternidade funcionará de porta aberta e receberá casos de risco habitual, ou seja, partos de baixa complexidade. As mamães serão acolhidas e classificadas, conforme suas necessidades. Já o setor infantil realizará internações e cirurgias de baixa complexidade, com vagas que serão reguladas pela Prefeitura de Serra para destinação aos munícipes.

A Política do Parto Humanizado está garantida com, por exemplo, a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante. Haverá, ainda, leitos PPP: Pré-parto, Parto e Pós-parto, ou seja, a gestante permanece no mesmo local até sua alta.

A área do Hospital Materno Infantil é equivalente ao tamanho de dois campos e meio de futebol. A estrutura é composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno-infantil e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

LEIA TAMBÉM

Guarda Civil Municipal recuperou motocicleta roubada

Uma abordagem de rotina da Guarda Civil Municipal (GCM) do município de Serra,  no último domingo (15) resultou na recuperação de um veículo roubado e na detenção de um suspeito por receptação. A ação foi registrada no bairro Barcelona, por volta das 14 horas.

Guarda Civil Municipal recupera motocicleta roubada

Foto: Divulgação/Sedes

Durante patrulhamento na avenida Região Sudeste, a equipe a bordo da viatura de prefixo GM 07 visualizou uma motocicleta sem placas circulando em alta velocidade. A atitude suspeita do motociclista levou a equipe da GCM a fazer uma abordagem.

O motociclista tentou fugir, mas foi alcançado e detido. Depois de verificar junto à central de videomonitoramento os dados do chassi da motocicleta, foi constatado que o veículo havia sido roubado na última sexta-feira (13).

O aparelho de telefone celular que estava com o suspeito também estava com restrição de furto ou roubo junto à Anatel. Diante das evidências encontradas, o condutor da moto, um rapaz de 20 anos, foi detido e encaminhado à 3ª Delegacia Regional de Serra, assim como a moto e o celular apreendidos.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL