TEMAS GERAIS

Iases promove atividades pedagógicas durante recesso escolar

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do ES promove programação diferenciada.

Em 08/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Iases - Divulgação

Em virtude do período de recesso escolar, as unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão promovendo uma programação pedagógica diferenciada. Na segunda-feira (6), a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha, deu início a um torneio esportivo de futebol.

A competição conta com a participação de 60 adolescentes da unidade e acontece até a próxima quinta-feira (9). A partida inicial foi realizada entre as equipes Esperança e Hombridade, na quadra da Unimetro. Os socioeducandos foram divididos em 11 equipes, nomeadas de Esperança, Perseverança, Paciência, Hombridade, Honestidade, Humildade, Dignidade, Caráter, Fidelidade, Honradez e Transformação.

A psicóloga da Unimetro, Maria das Graças Lacerda, contou que a atividade física favorece a integração e contribui para o espírito de equipe. “A prática esportiva diminui a produção de cortisol, que é o componente químico que potencializa o estresse e, em contrapartida, aumenta a produção de serotonina e dopamina, componentes que promovem o bem-estar, minimizando assim os efeitos da privação de liberdade”, afirmou.

Na Unidade de Internação Regional Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, a programação do recesso escolar foi iniciada no dia 17 de dezembro com uma visita ao parque aquático do município, o Cachoeiro Acqua Center. A atividade promoveu um momento de lazer e socialização entre os adolescentes.

Nos próximos dias, farão parte da programação da Unis Sul atividades lúdicas como queimada, corrida, ping pong, totó, além de oficinas de jogos eletrônicos e desenhos. Para o pedagogo e responsável pelo eixo de esporte, cultura e lazer da Unis Sul, Sérgio da Silva Giri, além do lazer, a atividade promoveu o convívio social. “Esses momentos são muito importantes para que os adolescentes possam desenvolver, na prática, todo o trabalho que a socioeducação vem realizando e, assim, promover a sua reinserção social”, afirmou.

Durante este período, os socioeducandos da Regional Sul também vão participar de atividades como oficinas de capoeira, karatê e pipa, além de apresentações teatrais, festival de sorvete e gincana musical. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Iases)