TEMAS GERAIS

Idosa de 116 anos esbanja vitalidade e tem pescaria como hobby, no ES.

Lúcida, ativa e cheia de saúde, ela ainda ajuda com as tarefas de casa.

Em 08/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Em Destacado, distrito de Fundão, na Grande Vitória, uma senhora é referência. Lúcia Adelina Felipe, em seus recém-completados 116 anos, é conhecida por várias gerações no lugar onde mora. Lúcida, ativa e pescadora nas horas vagas, ela exibe sua certidão de nascimento atestando a data que nasceu: 20/01/1900.

A filha dela, Marlene Correia, mora com a mãe e afirma que ela ainda continua fazendo as tarefas de casa. "Ela lava a casa, lava as vasilhas, põe a roupinha dela no tanquezinho e lava", explicou.

Para a bisneta Camila Correia, é uma alegria ver dona Lúcia assim. "É muita felicidade! Eu quero que ela viva muito, porque é minha melhor avó e que Deus de muita saúde a ela".

Outra atividade que agrada dona Lúcia é cozinhar. "Eu cozinho. O que eu faço de melhor é peixe, carne assada", contou. Quando perguntada como ainda faz isso tudo sozinha, ela responde: "Deus".

E o segredo para tanta vitalidade? Para ela, o motivo de suas forças está no trabalho. "Trabalhava muito, muito! Desde quando era criança, eu ia pra roça trabalhar com meu pai e minha mãe na enxada", lembrou.

Tanta energia não é utilizada apenas para o trabalho doméstico. Dona Lúcia tem um hobby que não deixa de praticar: a pescaria. Sempre que pode, ela pega a vara de pescar, vai para a beira do rio Reis Magos e lança a linha, mas contou que a fartura de peixes já não é mais como antigamente. "Agora não dá mais peixe mais não, não dá mais nada", disse.

Com passos curtos, ela desce os morrinhos até chegar ao local de pesca preferido. "Eu venho (para o rio). Marlene não gosta não, porque duas vezes eu já caí na água e quase que eu morro afogada", disse.

Os vizinhos são testemunhas dessa disposição e também do companheirismo de dona Lúcia, e exaltam o exemplo que a idosa representa. "Toda vida foi um exemplo, uma pessoa maravilhosa, sempre junto com nós. Aqui ela é exemplo, de vida de tudo", disse o produtor rural Rodrigo Neves.

A amiga Lurdes Nascimento, de 68 anos, ainda espera que a vida da idosa se prolongue. "Deus é maravilhoso e promete a ela viver mais alguns anos junto com a gente. Porque ela é uma pessoa sempre assim, uma pessoa humilde, amiga, pessoa maravilhosa", disse.

Mulher mais velha do mundo
Aos 116 anos, dona Lúcia não está longe de alcançar a marca da japonesa Misao Okawa, atualmente a mulher mais velha do mundo reconhecida pelo Guiness, com 117 anos. Mas a pretensão dela é outra. Além de continuar com essa força, disposição e saúde, dona Lúcia ainda espera mais da vida: "Quero viver mais, ver meus netos todos casados".

Fonte: G1-ES