SAÚDE

Ifes desenvolve no ES programa que acelera atendimento na saúde pública.

Plataforma online oferece serviços que auxiliam profissionais de saúde.

Em 13/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um grupo de engenheiros e pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desenvolveu uma plataforma online que oferece serviços que acelera o atendimento em unidades de saúde do estado. O programa é financiado pelo Ministério da Saúde e também existe em outros estados. No Espírito Santo, o grupo pretende ampliar a utilização do serviço, que já funciona em 60 municípios.

Segundo o gerente do projeto, o doutor em engenharia, Rodrigo Varejão, para ter acesso, a unidade precisa fazer uma solicitação ao Ifes. Não há custo para a instalação.

"O Telessaúde é uma ferramenta colaborativa que permite fortalecer o trabalho do profissional das unidades de saúde. Ele oferece diversos serviços: O Tele-educação, que são ferramentas de webconferência, cursos à distância; a Teleconsultoria, em que o profissional de saúde tira dúvidas com outros profissionais especializados; e o Telediagnóstico", explicou Varejão.

Quando a unidade utiliza o programa e uma pessoa chega até o local, ela é recebida por um profissional, que dispõe dos serviços do Telessaúde para auxiliá-lo no atendimento do caso.

Pela Teleconsultoria, o profissional pode receber ajuda de um outro especialista da área do problema relatado. Ele entra no sistema e relata o fato, descrevendo o paciente, os sintomas, podendo inclusive anexar fotos e exames. Do outro lado do sistema, o especialista analisa a requisição e, se for de sua especialidade, responde a dúvida.

De acordo com os responsáveis pelo programa no Espírito Santo, 80% das requisições feitas no sistema reduzem o deslocamento de pacientes do interior para consultas na Grande Vitória. A instalação do Telessaúde começou nos municípios do interior de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O programa possui cadastrados 2967 profissionais de 491 unidades de saúde de todo o estado. Trabalham no projeto, como médicos especialistas, 48 profissionais. O Telessaúde também atende 224 médicos do Programa Mais Médicos, além de já ter ofertado três cursos na modalidade a distância. Entre os municípios que mais utilizam o programa estão Marechal Floriano, Rio Bananal, Vila Velha e Itaguaçu.

Adesão
Para que a unidade de saúde tenha acesso ao serviço, é preciso que o município interessado entre em contato pelo site, indicando o contato da pessoa responsável pelo Telessaúde na cidade. É preciso ter acesso à internet nas unidades.

Fonte: G1-ES