CULTURA

Império da Tijuca faz vaquinha online por verba para o carnaval

Escola da Série A diz que ainda não recebeu nenhum repasse da prefeitura.

Em 05/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Faltando pouco mais de 30 dias para o carnaval 2018, a Império da Tijuca, escola de samba da Série A carioca, decidiu fazer uma vaquinha online para arrecadar dinheiro para o desfile desse ano.

De acordo com uma nota divulgada pela escola, a preparação para o carnaval 2018 está sendo a mais difícil da história da agremiação por não ter recebido, até o dia 2 de janeiro, nenhum tipo de verba da Prefeitura.

A campanha chanada "Paixão Imperial" será usada para comprar alguns materiais básicos que ainda faltam para a escola finalizar os preparativos, como:

  • Cola de Sapateiro
  • Cola Quente (10 caixas)
  • Chapéu de Palha (3.500 unidades)
  • Esteira de Palha (300 unidades)
  • Espuma (30 rolos de 3 milímetros)
  • Pena de Faisão (3.000 unidades nas cores verde água ou azul piscina)
  • Pena Artificial (nas cores verde água ou azul piscina)
  • Pluma Chorona (nas cores verde água ou azul piscina)

Em novembro do ano passado, o prefeito Marcelo Crivella anunciou que haveria um corte de 50% da verba de incentivo cultural para as escolas de samba da Série A no carnaval de 2018. No fim de dezembro, a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) manifestou preocupação e afirmou que a não liberação das verbas para a série A até aquele momento comprometia o desfile. Além disso, a liga questionava um corte de 50% no incentivo cultural para as agremiações.

Nesta quinta-feira (5), Crivella anunciou a liberação de R$ 10,3 milhões para as escolas de samba dos grupos de acesso, mirins e Federação dos Blocos. O prefeito isentou também agremiações de repassarem à Prefeitura 8% do valor arrecadado com a venda de ingressos para os desfiles na Sapucaí, cerca de R$ 200 mil. O repasse da verba às escolas de samba e Federação dos Blocos será no dia 15 de janeiro.

(Foto: Rodrigo Gorosito / G1)