CIDADE

Iniciada a demolição do complexo Loren Reno, no Centro de Vitória

Demolição é feita de forma segura, onde prédio histórico será preservado.

Em 26/02/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Semohab - Divulgação/PMV

ESPAÇO RACCO SHOP DIGITAL: Facilidades de pagar com segurança e receber os produtos RACCO em casa: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

A Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) iniciou a demolição dos prédios em desuso e condenados pela Defesa Civil de Vitória que fazem parte do complexo Loren Reno, no Moscoso. Após a retirada dos edifícios, da quadra e das casas, será elaborado o projeto de contenção das encostas.

Com o terreno limpo e a contenção projetada, será elaborado, então, o projeto executivo do edifício que abrigará a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, que completou 100 anos de existência.

Estão sendo demolidos os edifícios Alberto Stange, A. J. Terry e Alice Reno, a quadra esportiva e apoio/vestiários e duas casas, localizados na rua Loren Reno, 17. As obras serão realizadas em 90 dias, com investimento de R$ 540.485,07. 

"Este é um primeiro passo necessário e importante, pois só após a demolição das edificações existentes, é que teremos condição de realizar o levantamento topográfico e sondagem, o que nos dará condição de elaborarmos o projeto de contenção e da EMEF São Vicente de Paulo.", explicou o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

Preservação

A Prefeitura de Vitória vai preservar o histórico prédio do antigo Colégio Americano Batista, mesmo com as intervenções necessárias para a construção da nova Emef São Vicente de Paulo. 

O prédio principal do complexo - tombado pelo patrimônio histórico e antiga sede do Americano Batista – continuará abrigando o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ernestina Pessoa, que atende 221 alunos nos turnos da manhã e tarde. Em 2006, ele foi adquirido pelo município e restaurado.

História

A história do prédio tem origem na vida de seu idealizador, o missionário da Igreja Batista Loren Marion Reno, natural de New Castle, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Ele era bacharel em pedagogia, ciências e teologia e organizou a Missão Batista em todo o Espírito Santo. Em 1902, Loren Reno casou com Alice May Wymer e, dois anos depois, o casal missionário da Igreja Batista chega ao Brasil.

Em 1907, Loren Reno organiza, então, na sua residência localizada na avenida Schimit, 70 (hoje avenida Governador Florentino Avidos), o Colégio Batista na cidade de Vitória, para atender os filhos de missionários e evangélicos da época.

Em 1919, com o crescimento do colégio, Loren Reno adquire uma grande chácara às encostas do Morro do Moscoso.

Em 7 de setembro de 1934, ele realiza seu sonho inaugurando o colégio na "Chácara do Moscoso" (hoje Rua Loren Reno) com quatro prédios: um para a residência da família missionária Reno, um para internato masculino e outro feminino e um para aulas e administração. No final de 2006, a Prefeitura de Vitória comprou o prédio, que foi restaurado e entregue em 2011.

São Vicente de Paulo

O Ginásio São Vicente de Paulo foi fundado em 1913 pelos irmãos Aristóbulo, Kosciuszko e Miguel Barbosa Leão. A Escola São Vicente de Paulo foi a primeira escola particular instalada na capital.

Em 26 de julho de 1971, todo acervo do estabelecimento de ensino, correspondência e objetos pessoais foram doados pelo professor Aristóbulo Barbosa Leão à Prefeitura de Vitória, tornando-se Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo.

A escola ocupou por 93 anos a casa do governador Muniz Freire e foi transferida para o antigo Colégio do Carmo, onde se encontra até a presente data.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL