TEMAS GERAIS

Inscrições abertas para Congresso Brasileiro Médico e Jurídico

O evento será realizado nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, em Vitória.

Em 18/04/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A sexta edição do Congresso Brasileiro Médico e Jurídico da Saúde (Comedjur) está com inscrições abertas. Os interessados podem garantir sua vaga pelo site congressomedicoejuridico.com.br. Já consolidado no cenário nacional como o principal congresso que debate, conjuntamente, assuntos de interesse das áreas de Direito e Medicina, o evento será realizado nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, em Vitória.

Este ano, o tema central de discussão será “Saúde: um direito de cidadania e um exercício da Justiça”. A temática foi escolhida para ressaltar a importância da escolha dos governantes durante as eleições de 2018, que irão impactar nos rumos da saúde dos brasileiros nos próximos anos.

Relevância do setor,

Para se ter uma ideia da relevância deste setor, uma pesquisa do Instituto Futura realizada no Espírito Santo mostrou que para 53,2% dos entrevistados a saúde deve ser prioridade do próximo governo. “Por meio dos debates, iremos trazer mais informações, compartilhar experiências e apresentar soluções viáveis. Grandes nomes das áreas médicas e jurídica irão colocar luz sobre o Sistema Único de Saúde, além de abordar outros aspectos relevantes como orçamento, saúde suplementar, judicialização, ética, responsabilidade e cidadania”, antecipa o presidente do congresso, o empresário Maely Coelho.

Entre os eixos de debate do evento estarão: a judicialização da políticas de saúde e a responsabilidade dos tribunais em garantir a entrega dos serviços; os desafios da efetividade dos princípios da integralidade, equidade e universalidade na saúde coletiva brasileira; e os mecanismos de controle de gestão do SUS. Também serão abordados a saúde suplementar, a crise financeira do mercado e a precariedade dos planos populares; o financiamento da gestão e o mercado da prestação de serviços da saúde; a indústria de medicamentos e a lei de propriedade industrial; as organizações sociais, novos contratos na prestação de serviços de saúde e a regulação estatal; e as inovações tecnológicas, healthtechs e inteligência artificial na saúde.

Organizado pela Agência Brasileira de Gestão Social e Tecnologia (Abrages), o evento reúne na coordenação científica o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o juiz federal Clenio Jair Schulze, de Santa Catarina, e a advogada Clenir Avanza.

Como palestrantes já estão confirmados, entre outros, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin; o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas da Silva Júnior; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Renato Luís Dresch; o Procurador do Estado do Paraná, Fernando Borges Mânica; o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Ricardo de Oliveira; o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Advogados do Terceiro Setor, Josenir Teixeira; o Desembargador Federal Leandro Paulsen; o médico, professor e ex-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina Neto; e o promotor de Justiça do Espírito Santo e dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde, Cleto Vinicius Vieira Pedrollo.

O congresso conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), do Conselho de Saúde, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), da Comissão Direito à Saúde e do Terceiro Setor, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e da Associação Médica do Espírito Santo (Ames).

O investimento para participar do evento, até o dia 30 de maio, é de R$ 500,00. Inscrições para grupos têm desconto ou recebem cortesias. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou débito por intermédio do Pagseguro, depósito bancário ou nota de empenho, no caso de servidores públicos. A inscrição inclui material de apoio, coffee break e certificado digital com carga horária de 32 horas.

SERVIÇO

6º Congresso Brasileiro Médico e Jurídico da Saúde

Tema: Saúde: um direito de cidadania e um exercício da Justiça

Data: 30 e 31 de julho e 1º de agosto

Local: Itamaraty Hall – Rua Gil Martins de Oliveira, 315 - Santa Lucia, Vitória

Inscrições: www.congressomedicoejuridico.com.br

(Foto: Divulgação)