ESPORTE NACIONAL

Internacional pode atingir projeção de pontos contra o Ceará

Colorado pode chegar aos 64 pontos projetados por dirigentes.

Em 28/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Na iminência do acesso, o torcedor colorado já está acostumado a correr para a calculadora após cada rodada para projetar o tão esperado retorno à elite. Mas o duelo do Inter contra o Ceará, neste sábado, às 17h30, pela 32ª rodada da Série B, reserva um elemento especial na matemática colorada para assegurar um posto entre os quatro primeiros colocados da competição. Líder isolado, o Colorado pode alcançar os 64 pontos com um triunfo.

A marca é considerada suficiente pela diretoria para assegurar o acesso ao final da competição – mesmo que a vaga matemática não seja, de fato, confirmada diante do Ceará. A pontuação "garante" o retorno à elite de acordo com a média da Série B em pontos corridos e com a atual projeção de pontos do quinto colocado.

Os cálculos, claro, variam. O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o técnico Guto Ferreira estipulam 66 pontos como uma meta segura para garantir o acesso. Mas o próprio treinador admite que sua projeção é com a "margem esticada", como uma espécie de precaução.

– Eu tinha colocado a margem esticada, 66. Para essa partida, 64 é o que é possível. Temos que fazer grande partida e vencer o Ceará aqui dentro. Isso não nos garante matematicamente. Eu sempre deixei bem claro que não se garantindo matematicamente não dá para se colocar em situação final. Temos que respeitar muito a equipe do Ceará. Temos que jogar uma grande partida e vencer – diz o treinador.

Chances de acesso:

  • Site infobola, do matemático Tristão Garcia: 99%
  • Depto. de Matemática da UFMG: 99,82%

Projeções à parte, o treinador nega que sua equipe esteja "ansiosa" com a proximidade do retorno à elite. O Inter pode garantir oficialmente o acesso com duas vitórias consecutivas em casa, contra Ceará e CRB. Para isso, torce contra Oeste e Vila Nova, 5º e 6º colocados, respectivamente. O Londrina (7º) é outro que pode inviabilizar a classificação no Beira-Rio, mas apenas na margem de saldo de gols, caso vença os dois próximos jogos.

– Não sei se a ansiedade existe. Nos treinamentos, não senti isso no grupo. Eu senti um grupo bastante focado. Se tiver esse tipo de comportamento, a tendência é fazer um grande jogo. Quando se joga bem, fica mais perto do objetivo. Nem sempre alcança. Tem que estar mais perto e conseguir. Mais do que nunca, é Beira-Rio lotado, equipe extremamente focada buscando fazer o melhor e superar a difícil equipe do Ceará – afirma Guto.

PROJEÇÕES PARA O ACESSO

Projeção Pontuação Do que o Inter precisa
Média dos pontos corridos 63 2 pontos
Meta da diretoria 64 3 pontos
Depto. de Mat. UFMG 66 5 pontos
Meta de Guto Ferreira 66 5 pontos
Atual 4º , Ceará (Aprov: 59,1%) Projeção: 67 6 pontos

Sem contar com Leandro Damião, com desgaste muscular, o Colorado se prepara para um duelo direto neste sábado, contra o atual quarto colocado da Série B. E leva a força do Beira-Rio como trunfo. O Inter ostenta um retrospecto de nove vitórias consecutivas em casa e, claro, busca o 10º triunfo seguido para fincar de vez um pé no G-4 da competição.

– Sabemos que o acesso está próximo. Mas de nada adianta achar que vai vencer a qualquer custo. É ter tranquilidade. O grupo está maduro. Chegamos ao momento que queríamos. O torcedor vai estar ansioso. Não pode sair igual a louco. A gente encara como uma final. Como o jogo mais importante – afirma Danilo Fernandes.

INTER X CEARÁ - 32ª RODADA DA SÉRIE B

  • Local: Estádio Beira-Rio em Porto Alegre.
  • Data e hora: sábado (28), às 17h30.
  • Provável escalação do Inter: Danilo Fernandes; Alemão, Danilo Silva, Víctor Cuesta e Uendel; Charles, William Pottker, Edenílson, D'Alessandro e Eduardo Sasha; Roberson.
  • Provável escalação do Ceará: Éverson; Pio, Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário; Richardson, Pedro Ken, Leandro Carvalho, Ricardinho e Lima; Elton.
  • Desfalques do Inter: Marcelo Lomba, Ernando, Klaus, Rodrigo Dourado, Fabinho e Leandro Damião.
  • Desfalques do Ceará: Raul, Lelê e Tiago Cametá.
  • Pendurados do Inter: Leandro Damião, Danilo Silva, Felipe Gutiérrez, Carlos, D’Alessandro e Diego.
  • Pendurados do Ceará: Pedro Ken, Romário, Leandro Carvalho, Arthur Cabral, Rafael Carioca, Valdo e Tiago Alves.
  • Trio de arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa), auxiliado por Rodrigo Henrique Corrêa (Fifa) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (trio do RJ).
  • Transmissão: Premier (com Luiz Alano e Batista). O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real.