ECONOMIA INTERNACIONAL

Japão e Coreia do Sul lideram ganhos de bolsas asiáticas

O índice Nikkei subiu 1,86% hoje, seu maior ganho desde 19 de setembro.

Em 01/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, lideradas por Japão e Coreia do Sul, em meio a balanços corporativos positivos e à espera de decisões de política monetária nos EUA e Reino Unido.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,86% hoje, seu maior ganho desde 19 de setembro, à nova máxima em 21 anos de 22.420,08 pontos. Destacaram-se na capital japonesa empresas que divulgaram resultados trimestrais acima das expectativas, como Sony (+11%) e Tokyo Electron (+13%).

Já em Seul, o Kospi atingiu nova máxima histórica, ao avançar 1,31%, a 2.556,47 pontos. Ajudaram a impulsionar o índice sul-coreano a Samsung Electronics e a SK Hynix, ambas com ganhos de quase 4%, mas o setor farmacêutico teve o melhor desempenho, com valorização de 4,2%.

Na China continental, as bolsas exibiram ganhos marginais, estendendo a recuperação de ontem, após registrarem fortes perdas no começo da semana na esteira de uma nova onda de liquidação no mercado de bônus. O Xangai Composto, principal índice acionário do país, teve alta de 0,08%, a 3.395,91 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 0,06%, a 2.003,44 pontos.

Pesquisa da IHS Markit e da Caixin Media mostrou que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de industrial da China ficou estável em outubro ante o mês anterior, em 51. O indicador contrastou com o PMI oficial da indústria chinesa, que recuou no mês passado, embora tenha permanecido acima da marca de 50 que indica expansão de atividade.

Em outras partes da Ásia, o Taiex avançou 0,12% em Taiwan, a 10.806,36 pontos, ultrapassando a barreira dos 10.800 pontos pela primeira vez desde abril de 1991, enquanto o Hang Seng subiu 1,23% em Hong Kong, a 28.594,06 pontos. Nas Filipinas, um feriado manteve a bolsa local fechada pelo segundo dia consecutivo.

Investidores da região asiática aguardam anúncios de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e do Banco da Inglaterra (BoE). Espera-se que o Fed mantenha sua política inalterada na tarde de hoje, mas prepare o terreno para uma nova elevação de juros em dezembro. O BC inglês, por sua vez, poderá aumentar sua taxa básica pela primeira vez em mais de uma década amanhã.

Na Oceania, a bolsa da Austrália terminou o pregão no azul, graças principalmente a ações de petrolíferas, que foram beneficiadas por um recente avanço nos preços do petróleo. O S&P/ASX 200 subiu 0,49% em Sydney, a 5.937,80 pontos.

Imagem: Divulgação/Internet