CIDADE

Jardim da Penha recebe Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado(25).

Das 9 às 13 horas, a praça Wolghano Neto, estará repleta de latidos, mios e muita alegria.

Em 23/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Neste sábado (25), os moradores terão a oportunidade de dar um ânimo novo à sua rotina e um rumo diferente à trajetória de vários animais. A Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida mensalmente pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), desta vez acontecerá em Jardim da Penha. Das 9 às 13 horas, a praça Wolghano Neto (próxima ao supermercado Carone), estará repleta de latidos, mios e muita alegria. 

Lindinha, a fêmea de um ano de idade, foi abandonada com a mãe e mais sete irmãos em frente ao CVSA, em 2014. Agora está tratada, castrada, vacinada e ansiosa para ter um lovo lar. Assim como Maria Eduarda, Meg, Esmeralda e Dalila, todos adultos, a filhote Jujuba também aguarda uma nova moradia. O pastor belga Billy, recolhido pelo CVSA por denúncia de maus-tratos, espera por uma adoção especial.

"Julieta é uma linda fêmea de dois anos de idade que foi recolhida no Tancredão, abandonada com seus três filhotes (já adotados). Cuidamos dela com todo o carinho. Hoje, ela está castrada, vacinada, tem um convívio animador e carinhoso, especialmente com crianças", afirmou a chefe do Setor de Controle Animal do CVSA, a médica veterinária Renata da Silva.

Vacinados

Os animais disponíveis para a adoção foram recolhidos pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) e são vacinados e vermifugados. Os interessados em adotar um animalzinho devem ter mais de 18 anos de idade e portar documento de identidade e comprovante de residência.

Guarda responsável

Além de estimular a adoção dos animais, a feira tem o objetivo de promover a guarda responsável e divulgar as ações de prevenção de zoonoses e outros agravos.

Por isso, durante o evento, o CVSA vai realizar a vacinação contra a raiva e orientação para os responsáveis pelos cães e gatos sobre como cuidar melhor do animal, protegendo a saúde da família e da população.

O CVSA recolhe animais de acordo com a legislação vigente, como animais atropelados; animais suspeitos de sintomatologia nervosa; animais em vias públicas doentes em estado de sofrimento (sem supervisão); animais agressivos (animais domiciliados ou soltos na rua que passam a agredir moradores ou outros animais sem motivo aparente); e fêmeas no cio.

Fonte: Secom/PMV