CIDADE

Jogos de Praia das Escolas em Vila Velha começam amanhã (26)

O Jopem 2019 contará com a participação de 410 alunos de 16 escolas municipais.

Em 25/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Com 410 alunos da Rede Municipal inscritos, começam nesta terça-feira (26), na Barra do Jucu e na Praia de Itapuã, os Jogos de Praia das Escolas Municipais de Vila Velha (Jopem).

As disputas, que teriam início na sexta-feira (22), foram adiadas em consequência das fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória.

A disputa do bodyboard começa nesta terça-feira (26), a partir das 7 horas, na Barra do Jucu. As demais modalidades (beach soccer, vôlei de praia e beach handebol) terão início às 8 horas, na Praia de Itapuã (na altura da interseção entre as avenidas Antônio Gil Veloso e Jair de Andrade).

O Jopem 2019 será realizado até a quinta-feira (28) e contará com a participação de 410 alunos de 16 escolas municipais. Setenta e duas equipes estão na disputa, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

LEIA TAMBÉM

Quiosques: segunda etapa do processo licitatório nesta terça-feira (26)

A Prefeitura de Vila Velha convocou os concorrentes a novos concessionários de quiosques na orla de Itapuã e Itaparica para a segunda etapa da licitação, que vai ocorrer nesta terça-feira (26). Será o início da fase análise da proposta técnica, um das fases finais do processo.

A convocação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (25) junto aos resultados dos recursos da primeira fase (clique AQUI). A abertura da proposta técnica ocorrer a partir das 9h30, no Auditório da Prefeitura, na sede do Executivo, em Coqueiral de Itaparica.

A concorrência foi aberta no dia 23 de outubro e, ao todo, 13 dos 17 pleiteantes. Após, serão convocadas novas sessões públicas em função dos resultados.

“A fase técnica é a segunda da concorrência, que vai classificar os licitantes por ordem e preparar para a última etapa, que é o sorteio para identificar onde cada concorrente atuará”, explicou o secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero.

A Justiça Federal determinou a demolição de todos os quiosques das praias de Itapuã e Itaparica, sem construção de nenhum nova unidade. A atual gestão propôs, na fase de execução da sentença, a requalificação, sendo possível em função dos aspectos da sentença judicial a substituição dos 46 quiosques hoje existentes por 20 novos, padronizados e com estruturas adequadas para receber cidadãos e turistas, o que foi acatado pelo Poder Judiciário. 

Pelo projeto proposto e aprovado judicialmente e por órgãos como o IEMA e a SPU, cada uma das unidades contará com ampla estrutura. Terá cerca de 130m², com cozinha equipada, área de atendimento, espaço para disposição de mesas, depósito, vestiário e banheiros, inclusive para deficientes físicos.

A Prefeitura, então, promoveu uma série de audiências públicas para ouvir tanto os atuais quiosqueiros e a associação quanto à população sobre o tema, inclusive por meio da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa.

O Poder Executivo está responsabilizando pela demolição, que teve início na última sexta-feira (1º), como determina a decisão judicial. A obra dos quiosques será efetuada por meio de investidores da iniciativa privada selecionados em concorrência pública.

O aporte no valor do projeto é de R$ 562.551,80, o que deve ser comprovado a partir da assinatura do contrato de concessão. Pelo cronograma, as obras começam em novembro e a previsão de término será em agosto de 2020.

O edital permitiu interessados consorciar-se com empresas que detenham o aporte econômico e técnico ou também celebrar contrato de financiamento, carta fiança, contrato com instituição bancária e/ou organização empresarial.

A realização desta nova licitação é exigência da decisão judicial, e os critérios adotados para seleção dos quiosqueiros leva em consideração tempo de experiência em quiosque, restaurantes ou similares; tempo de experiência na orla de Itaparica e qualificação. Além disso, a Prefeitura ofereceu cursos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Qualidade no Atendimento ao Turista, os quais contarão pontos para a classificação na concorrência pública.