TEMAS GERAIS

Jornalista Maurício Kubrusly sofre infarto em São Paulo.

Repórter passou por uma cirurgia para colocar dois stents no coração.

Em 16/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O jornalista Maurício Kubrusly, de 71 anos, sofreu um infarto neste sábado (12) e passou por uma cirurgia para colocar dois stents no coração. De acordo com a assessoria de imprensa da Rede Globo, ele se recupera bem e “deve voltar em breve ao trabalho”.

Trajetória
Maurício Araújo Kubrusly nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de setembro de 1945, filho do professor Jorge Kubrusly e da dona de casa Emilia Araújo Kubrusly. A carreira como jornalista começou, por acaso, em meados dos anos 1960. Fanático por música, Kubrusly foi levado por uma amiga para conhecer os estúdios da Rádio Jornal do Brasil. Ao chegar lá, acabou ganhando um estágio na redação do jornal impresso, que ficava no mesmo prédio.

Kubrusly entrevistou grandes nomes da música brasileira e internacional e participou da cobertura de importantes festivais de música, como as edições do Rock in Rio, em 1985, 1991 e 2001, e as edições do Hollywood Rock em 1993 e 1994. Nessas coberturas, ganhou a simpatia do telespectador ao entrar com o câmera no meio do público e entrevistar desconhecidos durante os shows.

As coberturas de carnaval também ficaram marcadas na trajetória do jornalista, que, de repórter de rua, que acompanhava a concentração das escolas de samba e do público no sambódromo, tornou-se comentarista de desfile. Kubrusly participou, ainda, de coberturas de Olimpíadas e Copas do Mundo, com a de 2010. Também merece destaque a entrevista exclusiva que conseguiu com o Dalai Lama, realizada em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio-92.

O jornalista sempre defendeu o espaço de matérias sobre cultura e comportamento no jornalismo da Globo e é responsável por diversas séries de reportagens exibidas pela emissora. Em 1997, o Fantástico levou ao ar uma série sobre o Japão na qual o repórter mostrou, entre outros temas, o dia a dia de prisioneiros japoneses. Era a primeira vez que uma televisão brasileira entrava em um presídio japonês. Para realizar as reportagens, Kubrusly contou com o cinegrafista Gilmário Batista.

Outro trabalho de destaque do repórter é o quadro Me Leva, Brasil, exibido pelo Fantástico desde janeiro de 2000.

Fonte: g1-SP