TEMAS GERAIS

Jovens fazem "plantão" para arrecadar 22 t de alimentos para a África, no ES.

Mantimentos serão enviados para a Somália, onde padre está em missão.

Em 11/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Diante do pedido de um pároco, um grupo de jovens católicos de Guarapari, no Espírito Santo, se organizou para arrecadar 22 toneladas de alimentos. Após um mês de campanha, eles conseguiram reunir três toneladas. Para cumprir o objetivo, os jovens se revezam em portas de supermercado e organizam eventos beneficentes, como aulas de zumba e workshops. Os alimentos serão enviados para a Somália, onde um padre que já atuou na paróquia está em missão.

No ano passado, uma competição organizada entre os grupos de jovens das paróquias da cidade fez com que fossem arrecadados 10 toneladas de alimentos. No entanto, este ano o pároco da Paróquia São Pedro deu aos jovens uma missão ainda maior: arrecadar 12 toneladas a mais do que o ano anterior.

Grande parte dos mantimentos será enviada a Somália, onde o padre Éder Carvalho de Assunção, que já atuou na paróquia de Guarapari, atualmente é coordenador da Caritas, uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. 

Sem titubear, os grupos de jovens se organizaram para atender ao pedido. “A juventude, feliz pela a confiança que o nosso pároco depositou nos jovens, assumiu  essa grande missão, que apelidamos de ‘Missão Somália’”, explicou um dos responsáveis pela arrecadação, Johny Rauta.

Para não decepcionar, eles recorreram a diversos meios de arrecadação: se revezam nas portas de supermercados do município, organizam eventos beneficentes, pedem doações para empresários e anunciam a missão durante as missas e celebrações.

Depois de um mês de empenho, eles arrecadaram três toneladas. Mas o longo caminho a ser percorrido não desanima os jovens. “Estamos na luta. Ano passado conseguimos arrecadar 10 toneladas. Estou bastante otimista”, disse Johny.

Somália
Em setembro do ano passado, o Padre Éder Carvalho deixou o Brasil para se dedicar a famílias carentes da Somália. Atualmente, ele é coordenador da Caritas no país.

“Creio que levei um susto quando o bispo, já nos primeiros dias me confiou a missão de coordenar o trabalho da Caritas deste pequeno país. Porém, ao visitar o principal projeto com as crianças refugiadas da guerra e da fome, principalmente etíopes e somalis, pude perceber a nobreza do trabalho. No ambulatório encontrei as irmãs de Madre Teresa de Calcutá limpando as feridas das crianças e dos pobres. Ali encontrei forças para dizer sim, mesmo sem dominar a língua”, escreveu o padre em um relato enviado ao Brasil.

Foi após esse relato que o pároco de Guarapari decidiu propor o desafio à juventude. Ciente da mobilização, o missionário publicou um vídeo em sua página no Facebook agradecendo a dedicação dos jovens capixabas em prestar solidariedade à população da Somália. Para fazer o transporte dos mantimentos até lá, um contêiner foi angariado pela comunidade Epifania.

Ajuda
A Paróquia São Pedro recebe ajuda de outras paróquias de Guarapari, que se empenham na divulgação. Além disso, jovens de outros municípios também se mobilizaram em prol da arrecadação.

“A juventude católica de Alfredo chaves e Anchieta abraçou a causa pra que a gente consiga completar o objetivo”, contou Johny.

Os jovens pedem que se possível as doações sejam de alimentos que tenham validade para o ano de 2016. Os alimentos mais necessários são: Arroz, feijão, macarrão, sardinha em lata, óleo, achocolatado, açúcar, café e leite em pó. Quantias em dinheiro também podem ser doadas.

Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (27) 3261 1025 ou na página do DNJ Guarapari no Facebook: www.facebook.com/dnjguarapari

Alguns Pontos de Arrecadação
Restaurante Sabor & Arte (Muquiçaba)
Loja ponto do Cartão (Muquiçaba)
Seguralta (Muquiçaba)
ND Celulares (VIVO shopping Guarapari)
Mini Mercado Alto Muquiçaba (Muquiçaba)
Academia Fitbox (Itapebussu)
Gabriela Cravo e Canela (Muquiçaba)
Academia Performa (Centro)
Farmácia Líder (Muquiçaba)
Postuart Pilates e Fisio (Praia do Morro)
Gesso Guarapari (Muquiçaba)
Academia Thiago Freire (Muquiçaba)
Academia SportCenter (Praia do Morro)
Estúdio de Dança Equilibrium (Lagoa Funda)
Garage Lanches
Restaurante Gordo e Magro (Praia do Morro)
Physical Pilates (Muquiçaba)
Auto Escola Sabadini (Muquiçaba)
Padaria Itapebussu (Itapebussu)
Academia MoveWell (ao lado da Pitágoras)
Imobiliárias Itamar (Centro)
Faculdades Pitágoras
Faculdades Doctum
Wizard
CNA
Extrabom
Secretária Paroquial da São Pedro
Secretaria Paroquial da São José
Secretaria Paroquial Nossa Senhora de Lourdes
Cerimonial Maria Clara (Santa Mônica)