TEMAS GERAIS

Jovens representam o Brasil na 11ª edição da Shell Eco-marathon Americas.

Equipes de Santa Catarina e São Paulo ficaram em terceiro e sexto lugar.

Em 08/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A 11ª edição da Shell Eco-marathon Americas, maior competição estudantil de eficiência energética do mundo, teve a participação de seis equipes brasileiras. O evento, que aconteceu em Detroit, nos Estados Unidos, tem como objetivo estimular estudantes universitários a desenvolver protótipos de veículos ultra eficientes.

A EFICEM, equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi o destaque brasileiro, alcançando terceira colocação na categoria Bateria Elétrica, a bordo do protótipo Setta Energy. Este ano, o veículo que já chegou a pesar 24kg em 2016 e 22kg em 2015, surpreendeu pela terceira vez consecutiva ao bater a marca de mais leve da competição, com 21,5kg. O protótipo percorreu 283 km, o equivalente à distância aproximada entre o campus da UFSC em Joinville e a cidade de São Paulo, com apenas 1 kWh de energia elétrica, que atualmente tem o custo aproximado de apenas R$1.

A equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie ficou em sexto lugar também na categoria Bateria Elétrica. Alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da PUC- RS também estiveram em Detroit para participar da competição. A disputa deste ano teve mais de 1.200 participantes de oito países: Brasil, Canadá, Colômbia, Guatemala, México, Peru, Porto Rico e Estados Unidos.