POLÍTICA INTERNACIONAL

Kim Jong-un viaja para China onde se reunirá com Xi Jinping

Trata-se da terceira visita de Kim à China desde março.

Em 19/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, aterrissou nesta terça-feira em Pequim, para se reunir com o presidente da China, Xi Jinping, a quem informará sobre os resultados da sua histórica reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo informou a agência oficial de notícias "Xinhua".

Trata-se da terceira visita de Kim à China desde março, quando fez sua primeira viagem para o exterior desde sua posse, em 2011, mas esta é a primeira vez que a visita não é realizada em segredo.

O encontro entre os Kim e Xi acontecerá uma semana depois da cúpula entre o líder norte-coreano e Trump, em Singapura, onde os dois concordaram que Pyongyang abandone seu programa nuclear em troca de que Washington garanta sua segurança.

Na semana passada, Xi já recebeu o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, quem visitou Pequim para informar ao presidente chinês e ao ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, dos detalhes da cúpula, que mostrou a importância da China no processo de desnuclearização da península coreana.

Kim viajou esteve em Pequim pela primeira vez em março deste ano e dois meses depois voltou a se encontrar com Xi na cidade chinesa de Dalian, em um encontro surpresa para abordar os progressos conseguidos na região após a reunião com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

As duas visitas foram cercadas de sigilo e confirmadas pela imprensa oficial chinesa depois que Kim já tinha deixado o país, algo que não ocorreu nesta ocasião, onde a visita foi anunciada logo no início desta terça.

Pela primeira vez em cinco anos, o líder da Coreia do Norte enviou no último sábado um cartão de aniversário e uma cesta de flores a Xi, para comemorar seu 65º aniversário, comemorado na última sexta-feira, um gesto diplomático amistoso que reflete a melhora das relações entre os dois países.