TEMAS GERAIS

Lei Seca autua mil motoristas em um mês na Grande Vitória(ES).

Polícia intensificou a fiscalização nas ruas para acompanhar condutores.

Em 16/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de mil motoristas foram autuados por embriaguez ao volante na Grande Vitória, no mês de junho, segundo informações do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo desta quinta-feira (16), o capitão Isaac explicou que a polícia intensificou a fiscalização nas ruas.

"Nós mudamos estratégias no Batalhão de Trânsito para fiscalizar condutor que estava usando aplicativo de celular para fugir da fiscalização. Essa foi a principal mudança, que acabou resultando nesse número elevado de condutores flagrados", explicou Isaac.

No mesmo período de 2014, foram flagrados 459 condutores, o que representa um aumento de 138%. "Antes nos colocávamos as operações estáticas, as blitze. De fato, colocávamos de oito a 10 policiais em um ponto, então o nosso poder de vigilância ficava restrito em um único ponto. Agora, o chefe daquela equipe tem a liberdade de dividir a equipe em quatro ou cinco viaturas e atender uma grande aglomeração de bairros", disse o capitão.

Segundo o capitão Isaac, o motorista que se recusa a fazer o teste do bafômetro também é autuado. "A recusa do teste do etilômetro é uma infração prevista no código de trânsito. Mesmo para o condutor que se recusa, ele vai ser autuado, a CNH dele vai ser recolhida, o veículo vai ficar retido. Só vamos devolver esse veículo a um condutor habilitado e esse condutor vai passar pelo teste do etilômetro", afirmou.

A fiscalização em bares e postos de combustíveis também foi intensificada. "Isso tem inibido bastante também, porque o serviço de vigilância do policial à paisana. Esses policiais estão por aí", falou Isaac.

A pena para quem dirige sob efeito de álcool é de seis meses a três anos de detenção.

Fonte: G1-ES