CIDADE

Lei traz avanços para a regularização fundiária de Vila Velha

São mais de 2.500 lotes de diversos bairros da cidade que passarão a ter documentação.

Em 27/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Comunicação/PMVV

Mais um avanço para a regularização fundiária de Vila Velha. São mais de 2.500 lotes de diversos bairros da cidade que passarão a ter sua documentação. O prefeito de Vila Velha, Max Filho sancionou na última quarta-feira (21) a lei municipal nº 6.206/2019, que concede o direito de propriedade do lar à população beneficiada pela regularização fundiária.

Os processos da regularização já em andamento no município são: Dom João Batista, Ataíde, Residencial Jabaeté, Ewerton Montenegro Guimarães, Normília da Cunha, Riviera da Barra, Divino Espírito Santo, Residencial Coqueiral, entre outros.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), Caroline Jabour, a lei visa atender uma demanda da população. “Essa lei sancionada contribui com as ações de regularização fundiária que o município já vem executando. A lei se baseia na lei federal 13.465 e amplia a aplicação dessa porque cria regras e procedimentos municipais para a regularização fundiária, principalmente focada no interesse social (baixa renda)”, explicou.

A secretária ainda ressaltou que a regularização fundiária traz avanços, pois viabiliza a segurança no registro cartorário e a melhoria nas condições de habitabilidade da população. “Inclui medidas jurídicas, ambientais, sociais e urbanas e constitui ação de fundamental importância para a gestão da cidade. Melhora a qualidade de vida da população, insere as famílias no mercado formal, valoriza os imóveis e organiza a cidade”, finalizou Caroline.

Aprovação 

O projeto foi aprovado, por unanimidade, no dia 9 julho na Câmara Municipal de Vila Velha. Com a aprovação, a legislação municipal regulamenta alguns artigos da Lei Federal 13.465 (institui as normas gerais e aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana), de 11 de julho de 2017.

MAIS NOTÍCIAS

Georadar será usado para instalação de contêineres subterrâneos de lixo

Vila Velha será o primeiro município do estado a implantar contêineres subterrâneos de resíduos (lixo). A ordem de servido para realização do Georadar, processo que identifica a existência de tubulações nos pontos escolhidos para instalação, foi dada na manhã desta segunda-feira (26).

 Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

A cerimônia ocorreu na sede da Localix, localizada na rodovia Darly Santos. A empresa é responsável pelo serviço de limpeza pública da cidade. Na oportunidade, o vice-prefeito Jorge Carreta, representando o prefeito Max Filho, destacou os avanços na área de serviços urbanos realizados na atual gestão.

“Vila Velha está caminhando para sua modernidade. Estamos realizando serviços de qualidade na coleta pública de lixo. Recentemente, implantamos a coleta seletiva porta a porta e, agora, a instalação de contêineres subterrâneos. E não vamos parar por ai, estamos trabalhando em várias outras áreas com construção de escolas, iluminação pública, drenagem e pavimentação de ruas e avenidas, principalmente nos bairros da Região 5”, concluiu o vice-prefeito.  

O Georadar (GPR) é utilizado em áreas urbanas para detectar e estimar a profundidade de tubos de PVC, concreto, cerâmica e cabos elétricos e telefônicos, além das tubulações metálicas. O georadar se baseia na tecnologia do radar onde os objetos subterrâneos são detectados através da reflexão de um sinal emitido por uma antena especial.

Numa primeira etapa, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) escolheu pontos da cidade com grande movimentação de pessoas para a instalação dos contêineres.  São eles: Praça de Praia das Gaivotas. Avenida Ministro Salgado Filho, cruzamento com Rodovia Carlos Lindemberg, Glória; Praça Meyerfreund (Praça da Garoto), Glória; Rua Santa Rosa, Glória; Rua Presidente Lima, Centro; Avenida Champagnat, Centro; Rua 24 horas, Centro; Praça Luciano das Neves, Prainha; Avenida Antônio Gil Velozo e na Curva da Sereia com a Avenida Antônio Gil Velozo, na Praia da Costa.

Cada contêineres terá a capacidade de armazenamento 3 mil litros de resíduos.  

LEIA TAMBÉM

Grandes lutas marcam desafio de jiu jitsu em São Torquato

Grandes nomes do jiu jitsu capixaba participaram do desafio Kangueiko, no último sábado (24), no ginásio municipal “Osvaldo Ruy”, em São Torquato. No card principal foram 15 lutas envolvendo 30 atletas, nas faixas preta, marrom, azul e roxa. Além disso, foi realizado o Desafio das Crianças.

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

O evento teve realização da Prime Soluções e Eventos e apoio da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Esporte e Lazer (Semel). A Prefeitura disponibilizou uma ambulância e equipe de socorristas para maior segurança de atletas e participantes, além de fornecer os tatames para a competição.

Atletas com títulos de campeão brasileiro, campeão mundial e de Pan-Americano lutaram desafio Kangueiko. Isso demonstra toda a eficiência do jiu jitsu capixaba no cenário nacional e internacional.

O evento aconteceu em comemoração ao lançamento de um evento inédito no Brasil, de treinamentos em meio à natureza e com seminários técnicos, que ocorrerá no próximo fim de semana em Linhares. 

Confira os resultados:
- DESAFIO DAS CRIANÇAS
Bernardo Almeida (G.A Fight) venceu Danilo (JJFT) 

- FAIXA AZUL    
Pedro Henrique (Nova União) venceu Marcos Filipe (G.A Figth) 

- FAIXA ROXA
Gilberto Gabriel (G.A Figth) venceu Lucas Ribeiro (Fidellis Jiu Jitsu)
Yuri (G.A Figth) venceu Rildo (Fidellis)

 - FAIXA MARRON
Junior Assunção (G.A Figth) venceu Thiago Bradock (Tião Gomes Team)
Bruno (G.A Figth) venceu Max Dionne (JJFT) 
Rodolfo (G.A Figth) venceu Diego (Tião Gomes Team)
Marco Vinicius (G.A Figth) venceu Thiago Uchoa (Tião Gomes Team)
Ronald Moraes (G.A Figth) venceu Henrique Oliveira (Team Force)
Paulo Roberto (G.A Figth) venceu André Adezam (Índio Jiu Jitsu) 

- FAIXA PRETA
Hervidio Possatto (FC Combate) venceu Thiago Vicente (G.A Figth)
José Francisco (G.A Figth) venceu Farnun (Índio Jiu Jitsu)
Felipe Costa (MJJ Team Aracruz) venceu Osmar (G.A Figth)
Giovanni Almeida (G.A Figth) venceu Valdeci (Kong Team)
Rodrigo Clotilde (G.A Figth) venceu Carlos Fernandes (Índio Jiu Jitsu)
Elkjaer Lourenço (G.A Figth) venceu Leonardo Silva (Nova União)

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL