ESPORTE INTERNACIONAL

Ligados pela tragedia, Torino e Chapecoense se enfrentam

Equipes duelam na Itália às 16h30 e têm histórico de superação após desastre aéreo.

Em 01/08/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A tragédia uniu Torino e Chapecoense. O time italiano chorou o desastre aéreo em 1949 e, 67 anos depois, foi a vez dos brasileiros sentirem dor semelhante. Ligadas por um histórico de superação, as equipes duelam em amistoso nesta quarta-feira, 16h30 (de Brasília), em Turim, no estádio Olímpico Grande Torino.

O duelo faz parte da pré-temporada do Torino e, com a Chapecoense em meio ao calendário nacional - nesta quarta-feira enfrenta o Corinthians -, um time alternativo viajou para a Itália. Alan Ruschel e Jakson Follmann, sobreviventes da queda do avião, estão com a delegação na Europa.

O GloboEsporte.com acompanha o jogo em Tempo Real, com vídeos dos melhores lances. SporTV e PFCI transmitem a partida, com Claudio Uchoa e Lédio Carmona.

A tragédia italiana

O desastre com o time do Torino ocorreu no dia 4 de maio de 1949. O avião que retornava com a delegação de uma partida em Lisboa contra o Benfica, prejudicado por um forte nevoeiro, chocou-se com o campanário da conhecida Basílica de Superga, em Turim. Todos os 42 integrantes morreram na hora, incluindo o elenco da equipe italiana. O clube jamais foi o mesmo depois dessa imensa perda.

A tragédia abalou toda a Itália e cerca de 500 mil pessoas acompanharam os funerais. O Torino era o maior time na década, chamado de Grande Torino e, à época, tetracampeão nacional. O time partia para o quinto scudetto consecutivo e teve de recorrer a juvenis para disputar o campeonato até o fim. O detalhe é que os outros clubes, em solidariedade, fizeram o mesmo e, com isso, o pentacampeonato foi conquistado.

Chapecoense - técnico: Emerson Cris

Atletas utilizados com frequência estão na Itália, como Leandro Pereira, Luiz Otávio, além do recém-contratado Rafael Pereira. A intenção do Verdão é dar ritmo a outros que não têm jogado seguidamente.

A provável Chape tem: Tiepo; Marcos Vinicius, Luiz Otávio, Rafael Pereira e Alan Ruschel; Barreto, Tharlis, Jean Roberto e Nenén; Júnior Santos e Leandro Pereira.

Torino - técnico: Walter Mazzarri

Em pré-temporada com amistostos, o jogo com a Chape marca mais um teste para os italianos antes do torneio nacional, que começa em meados de agosto.

O provável Torino tem: Sirigu; Izzo, Nkoulou e Moretti; De Silvestri, Rincon, Meite e Baselli; Berenguer, Falque e Belotti.