SAÚDE

Linfomas é o 2º tipo de câncer que mais atinge jovens

82 casos da doença foram identificados na Grande Vitória.

Em 15/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, comemorado em 15 de setembro, levanta questões importantes sobre o diagnóstico precoce. De acordo com estudo lançado neste ano pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), em parceria com o Ministério da Saúde, os linfomas são o segundo tipo de câncer que mais acomete jovens entre 15 e 29 anos.

Ainda conforme a pesquisa, o grupo de jovens que foram diagnosticados com linfomas foi equivalente a 12% dentre o total de pessoas com câncer. A incidência maior dos linfomas foi identificada entre os homens, com taxa aproximada a 32 por milhão, seguido por cerca de 28 por milhão entre as mulheres.

Na Grande Vitória, dados mais recentes do Inca identificaram 182 casos de linfomas. Os números correspondem a aproximadamente 17% dos diagnósticos de câncer no estado, sendo o segundo que mais acomete os pacientes capixabas.

Identificando a doença

A hematologista da Medquimheo Juliana Velloso Scatolino explica que o linfoma é um tipo de câncer que acomete o sistema linfático, que pode ser encontrado pelo corpo todo atuando na defesa do organismo contra infecções e doenças. Ele pode ser primário de diferentes órgãos e tecidos, como gânglios, (linfonodos), baço, fígado, medula óssea e ossos, por exemplo.

Dessa forma, o problema se inicia quando um linfócito, tipo de glóbulo branco presente no sangue, se transforma em uma célula doente.  Para a médica, “o conhecimento e a identificação da doença precocemente ajuda no sucesso do tratamento, possibilitando a cura”, afirma.

Sintomas

Febre, principalmente no final do dia (vespertina), ausência de apetite, fadiga, perda de peso, sudorese e aumento dos linfonodos (gânglios) no pescoço, axilas ou virilhas são alguns dos sintomas mais comuns e que podem sugerir algum tipo de linfoma.

(Foto: Divulgação)