CIDADE

Linha Verde começa a ser fiscalizada na segunda-feira (25).

Faixa exclusiva funciona no sentido Jardim da Penha - Jardim Camburi, em Vitória.

Em 22/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira

A Linha Verde na avenida Dante Michelini, em Camburi, começa a ser fiscalizada na próxima segunda-feira (25). A fiscalização será feita por agentes de trânsito da Guarda Municipal.

A Linha Verde tem como objetivo priorizar o transporte coletivo ao garantir uma faixa exclusiva para ônibus, micro-ônibus, ambulâncias, viaturas policiais, ônibus de escolares, particulares de excursão e turismo, vans, táxis e veículos com três ou mais pessoas (carona solidária). Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

"Desde a implantação da Linha Verde, nós pudemos perceber que a taxa de respeito é alta e poucos veículos ocupam a faixa de forma irregular. O objetivo é estimular o uso compartilhado e inteligente dos espaços públicos", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Transitar de forma irregular pela Linha Verde é uma infração média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Código de Trânsito Brasileito (CTB).

Agilidade

"A Linha Verde oferece agilidade ao transporte coletivo e aumenta a segurança dos passageiros. Nas últimas semanas, fizemos campanhas educativas para orientar os motoristas e conscientizar a todos sobre a utilização da via adequadamente, favorecendo a mobilidade", afirmou a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim.