CIDADE

Linhares atrai indústrias para gerar mais postos de trabalho

Município de Linhares foi o segundo a gerar mais empregos no Estado entre janeiro e maio

Em 22/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PML

Em 2021, Linhares obteve o primeiro lugar no Espírito Santo no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), conforme divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Lagoas. Talvez essa seja a primeira palavra que vem à mente quando se fala em Linhares, o que é justificável pela sua imponente beleza e riqueza natural. Mas um segundo termo bem que poderia ser emprego. O município do Norte do Estado tem se mostrado uma terra de oportunidades e se destacado na atração de novos empreendimentos e na criação de postos de trabalho.

Linhares foi o segundo a gerar mais empregos no Estado entre janeiro e maio, com 1.327 admissões, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e a expectativa da administração municipal é da criação de 20 mil postos até o fim de 2024.

O prefeito Bruno Marianelli destaca que essas conquistas só são possíveis graças ao planejamento iniciado há anos e colocado em prática passo a passo.

“O fator principal para a atração dessas empresas é o nosso planejamento, construído nos últimos 20 anos. Esse é o nosso cartão de visitas. Hoje, fruto desse planejamento, temos uma saúde e uma educação básicas de boa qualidade, uma cidade limpa e com infraestrutura completa, menor burocracia e um ambiente econômico e social propício para o crescimento”, ressalta.

Nos últimos sete anos, foram muitos os empreendimentos que escolheram Linhares para ampliar seus negócios. Algumas das empresas são a Brinox, Fibracem, P2A Embalagens Ltda, Fimag, Grupo Carone, Linhares Medical Center, Olam Internacional e Café Cacique.

A lista é extensa e conta, ainda, com Britânia, Randon, Milfarma, Megatec, Max Cor, Valeo, Fábrica da Cacau Show, Cranfos e Craf Brasil. Além da ampliação da WEG, expansão da Brametal, da Proteinorte e da Pump, do Grupo Dompel.

“A cidade se consolidou no processo de ampliação, modernização, diversificação e fortalecimento da dinâmica econômica da região, destacando-se como polo em franco desenvolvimento nos últimos anos no Espírito Santo”, completa Marianelli.

Em 2021, Linhares obteve o primeiro lugar no Espírito Santo no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), conforme divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Também recebeu Nota 10 da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão do governo federal, por ser o único município capixaba e um dos oito do país a estar no topo do ranking em transparência no Brasil, além da Nota A do Tesouro Nacional.

Incentivos fiscais

Linhares tem apostado, também, em incentivos fiscais da \Sudene e complememnta com como a isenção de cinco anos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para a construção de novos edifícios ou a ampliação dos mesmos.

O município faz parte, ainda, da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Assim, as empresas que se instalam na área têm direito a incentivos fiscais que variam de 30% a 75% sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), além de descontos no PIS/PASEP e Cofins para aquisição de novas máquinas.

“Temos um ambiente propício para a instalação de empresas, sempre como olhos em um desenvolvimento econômico que seja sustentável”, destaca o prefeito Bruno Marianelli. (Ascom/PML)

Leia também:

Prefeitura de Linhares orienta sobre o descarte irregular de lixo
Ilha das Flores vai receber CRAS Itinerante nesta sexta (22)
> Moradores de Bebedouro ganham uma academia ao ar livre
Moradores da Região 5 recebem SuperAção neste sábado
Minha Rua Melhor: ruas de Canaã recebem iluminação LED
Aracruz recebe nota A na avaliação do Tesouro Nacional
Linhares: Secretaria de Obras reforça pintura de meios-fios
Orla de Jacaraípe na Serra vai ser totalmente revitalizada
Refis Serra ultrapassa R$ 53 milhões em dívidas negociadas
Linhares ganha conceito ‘A’ em capacidade de pagamento
Vitória faz investimentos e avanços nas políticas para jovens

TAGS:
LINHARES | INDÚSTRIAS | EMPREGOS | TRABALHO | CAGED