POLÍTICA INTERNACIONAL

Lula conversa com líderes da Finlândia e dos Países Baixos

Presidente convidou a Finlândia para participar da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza

Em 23/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo o governo brasileiro, os dois presidentes tiveram uma "conversa aprofundada" sobre as guerras entre Ucrânia e Rússia e de Israel contra a Faixa de Gaza, na Palestina.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu telefonema de dois chefes de governo, nesta quinta-feira (22), em Brasília, informou o Palácio do Planalto. Uma das ligações foi com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, eleito em fevereiro deste ano.

>> Ida de Lula ao Chile terá foco na diversificação de parcerias

Segundo o governo brasileiro, os dois presidentes tiveram uma "conversa aprofundada" sobre as guerras entre Ucrânia e Rússia e de Israel contra a Faixa de Gaza, na Palestina.

Eles também conversaram sobre reforma das instituições de governança global, expressando visões semelhantes quanto à importância de contar com mais representantes da América Latina, da África e da Ásia no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Lula convidou a Finlândia para participar da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que será lançada durante a Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

Aliança Global

Em outro telefonema, Lula conversou com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Dick Schoof, que assumiu o cargo recentemente, em julho. Os Países Baixos são o maior mercado para as exportações brasileiras na Europa e o quarto maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Argentina.

Lula também convidou o país europeu a aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Ainda de acordo com o Palácio do Planalto, Lula e Dick Schoof também conversaram sobre a situação na Venezuela, já que os Países Baixos, assim como o Brasil, participaram da negociação dos Acordos de Barbados, firmados entre governo e oposição do país vizinho no ano passado. (Por Pedro Rafael Vilela/Agência Brasil)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Ida de Lula ao Chile terá foco na diversificação de parcerias
Venezuela: Lula diz que irá reconhecer resultado da eleição
Lula e Tony Blair conversam sobre G20 e combate a extremismo
Renato Casagrande visita Departamento de Polícia de NY
Casagrande viaja para missão oficial nos Estados Unidos
Brasil e China formalizam cooperação no setor de aviação
Ministros de Finanças do G20 se reúnem em São Paulo

 

TAGS:
LULA | CONVERSA | LÍDERES | FINLÂNDIA | PAÍSES BAIXOS