CIDADE

Maioria dos comércios cumprem decreto de quarentena

De acordo: Dos mais de 1.000 locais vistoriados em Via Velha, apenas 22 estavam irregulares.

Em 20/03/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

| Foto: Letícia Siqueira/PMVV

Para o fim de semana, a fiscalização terá uma equipe destinada a coibir a realização de festas e eventos clandestinos.

O Espírito Santo firmou um pacto pela redução de infectados pelo vírus da Covid-19, acatando o decreto do Governo Estadual de quarentena pelo período de 14 dias. Uma das provas é a adesão do comércio que, nos dois primeiros dias de fiscalização, esteve em sua ampla maioria atendendo às determinações de restrição de funcionamento. 

De cerca de mil estabelecimentos visitados pelas equipes de fiscalização, apenas 22 foram encontrados funcionando em desacordo com as normas da quarentena. Todos foram notificados e orientados quanto ao que é permitido neste período e sobre a importância de todos aderirem, para no fim das duas semanas, os índices de infecções e a pressão no sistema de saúde por leitos esteja menor.

Ação coordenada

Na manhã desta sexta-feira (19), a força-tarefa de fiscalização integrada, composta pelo corpo de fiscais da Prefeitura de Vila Velha, pela Guarda Municipal e com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, iniciou os trabalhos às 9h, reunidas no Centro de Operações de Vila Velha. Antes de saírem em diligência, a importância da ação coordenada entre município e estado foi destacada pelos presentes.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Tenente Coronel Geovanio Ribeiro, destacou que a cidade se antecipou e, desde a terça-feira (16), percorreu o comércio orientando sobre o período de restrições que viria e, com o agravamento com a quarentena, precisaria da compreensão de todos.

“Com o início prévio, conseguimos cobrir quase a cidade toda com orientação e agimos preventivamente, do ponto de vista da notificação.  Hoje, já chegamos a mais de dois mil veículos abordados nas barreiras sanitárias e cerca de mil estabelecimentos comerciais vistoriados. Deles, poucos estavam abertos e precisaram ser notificados. Contamos com o apoio da população, pois se formos disciplinados, sairemos mais rápido dessa situação de crise sanitária”, comentou.

Fiscalização integrada

O secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Alexandre Ramalho, lembrou que Vila Velha foi a primeira cidade capixaba a iniciar a fiscalização integrada, reunindo forças com a Polícia Militar e Bombeiros. 

Para o fim de semana, a fiscalização terá uma equipe destinada a coibir a realização de festas e eventos clandestinos. A partir das 21h da noite de sexta, e no mesmo horário no sábado, a Comissão de Fiscalização Integrada Municipal (Coifim) agirá em toda a cidade, atendendo a denúncias e cumprindo uma rota definida de acordo com o monitoramento das redes sociais, realizado previamente.

Nas manhãs de sábado e domingo, na orla, haverá pontos de blitze educativa, com o objetivo de indicar as melhores práticas aos munícipes e a importância de evitar sair de casa para atividades não essenciais. (Com informações da Semco/PMVV)

TÓPICOS:
SAÚDE   |  PANDEMIA   | CIDADE   |   VACINAÇÃO   |  POLÍTICA   |   ÓBITOS