TEMAS GERAIS

Mais chuva e ventania para as regiões Sul e Sudeste do País.

No lugar do ar frio polar que deixa a temperatura baixa e o tempo firme, teremos nuvens.

Em 18/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Grandes e rápidas mudanças na circulação dos ventos e na pressão atmosférica voltam a ocorrer nas próximas 48 horas na região entre o Sul do Brasil, o norte da Argentina e o Paraguai. No lugar do ar frio polar que deixa a temperatura baixa e o tempo firme, teremos nuvens carregadas que provocam chuva e ventos fortes.

Os mapas mostram esta transformação através da posição dos centros de alta pressão (massa polar) e de baixa pressão na região entre o Sul do Brasil, o norte da Argentina e o Paraguai. A queda da pressão do ar vai gerar nuvens carregadas que vão se espalhar entre o Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul a partir da sexta-feira e principalmente no fim de semana. Além disso, uma nova frente fria estará avançando sobre o Sul trazendo um forte massa de ar polar.

A situação é muito preocupante, pois as condições meteorológicas básicas são parecidas com as que provocaram as tempestades no Sul no domingo, 15 de maio, e em São Paulo na segunda-feira, 16 de maio. Um novo ciclone extratropical (B) deve se formar e desta vez tende a se deslocar mais próximo da costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Fonte e Foto: Climatempo