NEGÓCIOS

Mais de 12 mil empreendedores já se capacitaram em Viana (ES).

O programa Comércio Total, oferecido pelo Sebrae, já atendeu mais de 12 mil empreendedores.

Em 05/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A capacitação tem sido uma das maneiras que empreendedores do município de Viana encontraram para superar o cenário competitivo dos negócios.  Investir em capacitação, na maioria das vezes, tem sido a saída para se diferenciar no mercado e ver os negócios decolarem. Em Viana, o programa Comércio Total, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), já atendeu mais de 12 mil empreendedores.

Seis edições do programa já foram realizadas no município: duas em Viana Sede, uma em Nova Bethânia e três em Marcílio de Noronha. A última edição foi realizada neste ano de 2016, no bairro Marcílio de Noronha. Um dos objetivos é contribuir com o crescimento das empresas por meio de palestras gratuitas que levam orientações e ajudam a melhorar o negócio dos comerciantes. A iniciativa tem sido importante para melhorar a gestão e dinamizar o comércio dos bairros, com foco no setor varejista e prestadores de serviços, além de ajudar na elaboração de planos de negócios para os estabelecimentos. A cada ano, o Comércio Total amplia a abrangência, levando capacitação também aos pequenos estabelecimentos comerciais do interior do Estado.

"Temos que aproveitar essas oportunidades"

O morador do bairro Primavera, em Viana, Célio Augusto Canal, tem em sua residência uma fábrica de artefatos em couro. Ele buscou as capacitações do Comércio Total para aperfeiçoar seu negócio que trabalha há 18 anos. “É sempre bom buscarmos conhecimento. Temos que aproveitar essas oportunidades. Já participei de duas palestras do programa, uma sobre administração financeira e outra sobre como montar sua loja. Gostei muito, pois tirei muitas dúvidas para desenvolver meu negócio”, conta.

O empreendedor fornece seus produtos para agropecuárias, material de construção, casas de ferramenta e lojas country. Ele produz material em couro para canivete, facão, entre outros artefatos. “É sempre bom estarmos antenados nas novidades, pois o mercado não espera e temos que ficar atentos às mudanças”, disse ele.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Viana, Henrique Casamata, falou que o programa é importante para o município, pois fomenta cada vez mais a visão empreendedora dos comerciantes.  “Os treinamentos são essenciais para que a empresa busque a diferenciação no mercado e consiga superar qualquer crise que a empresa venha passar. O município tem se destacado no cenário capixaba como um polo de desenvolvimento para a logística. Diante disso, o interesse é ampliar o desenvolvimento por meio de capacitações e novas formas de melhorias dos seus negócios”, destacou.

Fonte: Secom/Viana