TEMAS GERAIS

Mais de 1.400 vagas estão abertas no Projeto OportunidadES

Opções de cursos para a escolha dos cidadãos que desejam qualificação gratuita.

Em 25/10/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

O Projeto OportunidadES, realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), abriu mais vagas esta semana: são 1.410 chances destinadas aos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. Ao todo, 43 opções de cursos estão disponíveis para a escolha dos cidadãos que desejam se qualificar gratuitamente. Desse total, 490 vagas são da parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Uma novidade no projeto.

Parceria Secti e Setur

Essa é a chance do cidadão da Grande Vitória aprender uma profissão na área do Turismo, de graça. A Secti, em parceria com a Setur, e as prefeituras municipais, abriu 490 vagas em cursos presenciais pelo OportunidadES.

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home  

São sete opções de cursos disponíveis: recepcionista, garçom, organização de eventos, inglês básico, inglês intermediário, preparação de coffee break e camareira. São 16 turmas no total, com carga horária de 40 horas cada. Os interessados devem se inscrever nas secretarias municipais de cada cidade e atender aos requisitos: ser alfabetizado, ter idade mínima de 16 anos e residir nos municípios contemplados.

Para o secretário Estadual de Turismo, Paulo Renato Fonseca Jr., um destino turístico com profissionais qualificados é fundamental para o desenvolvimento do turismo local. “Com cursos do OportunidadES, em dezembro, o Espírito Santo terá quase 500 pessoas preparadas para atuar já na temporada do verão 2019, que tem tudo para ser um sucesso”, completou. 

Já a secretária da Secti, Camila Dalla Brandão, destacou sobre o alcance do projeto OportunidadES: “Em 2017, mesmo com apenas sete meses de lançado, o projeto alcançou resultados expressivos. Quase 70 mil vagas foram oferecidas aos capixabas e mais de 100 mil pessoas se inscreveram nas ofertas. Em 2018, ampliamos esses números para mudar a vida de mais capixabas com qualificação rápida, para que tenham espaço no mercado de trabalho. Essa parceria é fundamental para alcançarmos esse resultado.”

Locais e contatos para inscrições:

- Vila Velha: Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Subsecretaria de Turismo. Telefone: (27) 3149-7335

- Vitória: Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória. Telefone: (27) 3235-3181

- Serra: Secretaria Municipal de Turismo de Serra. Telefone: (27) 3291-2329

- Cariacica: Secretaria Municipal de Cariacica. Telefone: (27) 3354-5106

- Viana: Secretaria Municipal de Turismo de Viana. Telefone: (27) 2124-6725

Programação dos cursos voltados para o turismo no Projeto OportunidadES:

Mais vagas de qualificação

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home  

Além da parceria, o Projeto OportunidadES segue o calendário de ofertas semanais e abriu 530 vagas para os moradores da Serra, que podem escolher entre 18 opções de cursos. As inscrições terminam no dia 28 de outubro, com resultado no dia 30. Os bairros contemplados são Eldorado, com 290 vagas, e Planalto Serrano, com 240 vagas.

Já os moradores da capital foram beneficiados com 240 vagas em oito opções profissionais. As vagas são preferenciais ao bairro Jabour. E em Vila Velha a vez é dos moradores de Boa Vista, que receberam 220 vagas em dez cursos. Em ambas as ofertas, o período de inscrição começou nesta quinta (25), com prazo final no dia 30 e resultado no dia 04 de novembro.

Todas as inscrições oferecem cursos de 40 horas e devem ser feitas no site www.oportunidades.es.gov.br. O interessado precisa preencher corretamente a ficha de inscrição e atender aos requisitos dos editais: ter mais de 18 anos nos cursos de saúde e acima de 16 anos nas demais áreas, e morar nos municípios contemplados.