TEMAS GERAIS

Mais de 30 mil latinhas de alumínio arrecadadas em campanha ecológica.

Este é o saldo da campanha Eco Cadeira Solidária desenvolvida pelo Cebrac-ES.

Em 30/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de 30 mil latinhas de alumínio e 16 cadeiras de rodas. Este é o saldo da campanha Eco Cadeira Solidária desenvolvida pelo Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac-ES)  que está em fase de encerramento.  

A campanha teve inicio em Janeiro e termina no mês de abril. Para o encerramento estão sendo organizadas diversas atividades, entre elas uma caminhada ecológica no balneário de Manguinhos, na Serra, a premiação de alunos que se destacaram na campanha, a venda do material recolhido e a entrega das cadeiras de rodas.

A caminhada ecológica acontece no dia 09 de abril, a partir das 9 horas, no balneário de Maguinhos, na Serra. Vai contar com a participação de alunos, professores e diretores do Cebrac. O objetivo é chamar a atenção da comunidade para a sustentabilidade e a preservação ambiental com atitudes bem simples como a destinação adequada para materiais que podem ser reciclados.

O projeto ECO Cadeira Solidária faz parte das campanhas educativas do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), em nível nacional, que visam promover ensino profissionalizante, responsabilidade social e a sustentabilidade por meio da aplicação de ações socioambientais.

De acordo com o gestor da instituição no Espírito Santo, Duar Pignaton, em 2015 foram doadas 344 cadeiras em todo o país, sendo oito no Espírito Santo. A meta para este ano era conseguir entregar 400 cadeiras no Brasil e 20 no Estado . “Chegamos bem perto do nosso objetivo e nos surpreendemos com a participação das turmas”, afirmou.

Para cada cadeira, são necessárias 7 mil latinhas, que são trocadas com uma a associação de catadores de materiais recicláveis.  Com isso, somente no Estado a meta é coletar mais de 140 mil latinhas. “A ideia é de que o aluno desenvolva o ambiente dele, que coloque a sustentabilidade na prática”.

As pessoas ou entidades beneficiadas com as cadeiras de rodas são determinadas de acordo com pesquisa realizada pela Equipe Pedagógica da Unidade que aponta quais possuem maior necessidade atualmente, ou por meio de indicação para uma lista de espera.

Parceria

Além de envolver alunos e funcionários, o Cebrac-ES também buscou parcerias para campanha Eco Cadeira Solidária junto a bares e restaurantes. De acordo com a coordenadora pedagógica do Cebrac da Serra, Luciene Silva, a instituição atuou junto a restaurantes e bares do pólo comercial do bairro Laranjeiras para que fizessem a doação de latinhas para a campanha. A mesma ação foi feita no pólo de confecções da Glória, onde está localizada a unidade do Cebrac de Vila Velha.

O diretor  Duar Pignaton afirmou que até o dia 09 de abril o Cebra-ES ainda estará recebendo as latinhas de pessoas que quiserem participar com a doação de latinhas. “Elas podem fazer a entrega diretamente nas unidades do Cebrac ou, se a quantidade for grande, nos procurar que providenciaremos a busca do material”, afirmou.

Por: Marina Filetti