CIDADE

Mais de 3,7 mil vagas de emprego criadas em Vila Velha em um ano

Vila Velha novamente registrou alta na oferta de empregos.

Em 01/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Fabricio Lima - Semcom/PMVV

Vila Velha novamente registrou alta na oferta de empregos. Em um ano, de maio de 2018 ao mesmo mês deste ano, o acumulado foi 3.730 vagas. Dessas, 1.965 foram no setor de serviços (alta de 4,38%), 860 no comércio (alta de 3,29%) e 523 oportunidades na Construção Civil (alta de 13,15%). 

A administração pública também contribuiu com o saldo positivo. Foram 141 vagas criadas no período, representando um aumento de 45,05%, fruto da ampliação dos serviços públicos nas áreas da Saúde e Educação. 

Os dados foram apresentados na última semana e fazem parte da pesquisa de Evolução de Emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), conduzida pela Secretaria Nacional do Trabalho e Emprego.

 O resultado de Vila Velha é o melhor na série histórica desde 2012, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Almeida. “O resultado consolida Vila Velha como uma cidade atrativa ao setor de serviços e também refletem que a cidade voltou a ser um polo atrativo de investimentos na Construção Civil. O poder público tem investido na construção de novas escolas, na construção de Unidades de Saúde, Pronto Atendimento, obras de infraestrutura urbana. A iniciativa privada também tem apostado no município”, ressaltou. 

A cidade está organizada e volta a ser atrativa para os investidores. Os dados demonstram que Vila Velha, a partir da apresentação do Plano Diretor Municipal, volta a ser novamente um local onde há segurança jurídica para investimentos. Isso repercute diretamente na geração de empregos e renda para o cidadão”, avalia.

LEIA TAMBÉM

Abertas as inscrições para cursos oferecidos pela Prefeitura de Vila Velha e MEC

A Prefeitura municipal de Vila Velha, em parceria com o Governo Federal do Espirito Santo, oferece mais uma oportunidade de capacitação à distância ao público geral e aos profissionais de Educação. Nos meses de julho e de agosto serão realizados os cursos de Competências Básicas e de Controle Social para Conselheiros. 

No total serão disponibilizadas 40 vagas para cada curso, ambos certificados pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As formações são oferecidas periodicamente, geralmente a cada dois meses. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de julho. Os interessados deverão preencher o formulário disponível AQUI e enviá-lo para o e-mail: lizandrabarroso@edu.vilavelha.es.gov.br

A classificação se dará por ordem de inscrição dos candidatos. As inscrições com dados incompletos serão indeferidas. Para participar do curso ofertado, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos: possuir computador com acesso à internet; ter habilidade com computador; e comprometer-se em cumprir as atividades propostas durante o período de vinculação. O curso é gratuito. 

Cursos 

Competências Básicas: 60 horas: 

Agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE às políticas públicas voltadas para a educação básica. 

Controle Social para Conselheiros: 40 horas 

Esclarece quais são as responsabilidades dos diversos atores sociais que atuam no acompanhamento e controle social das ações do FNDE.