CIDADE

Mais de 700 notificações para reformas em prédios da Capital

Alguns donos das edificações em Vitória foram multados.

Em 22/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Vitor Nogueira/PMV

De 2013 a 2019, 773 notificações foram feitas na Capital para que proprietários reformem imóveis com risco de segurança, estabilidade e salubridade. Desse total, 265 foram na Região do Centro.

Alguns donos das edificações que não atenderam às intimações foram multados. Desde julho do ano passado, com a nova lei de produtividade, os fiscais são orientados a não aplicarem penalidades, que acontecem em último caso. Eles trabalham para conscientizar o proprietário para regularização do imóvel.

“O Código de Edificações determina que a responsabilidade pela manutenção dos prédios é exclusiva do proprietário. Os reparos periódicos são muito importantes para evitar acidentes”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade em exercício, Otto Grellert.

Monitoramento

Fiscais da Sedec fazem o monitoramento rotineiro em toda cidade. Já a Defesa Civil Municipal também pode ser acionada para fazer uma avaliação da edificação em caso de trincas ou rachaduras. Denúncias podem ser feitas pelo 156 ou aplicativo Vitória On Line.

LEIA TAMBÉM

Carro fumacê terá novo itinerário para as próximas semanas

Devido às incidências de chuva e calor, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), elaborou um novo roteiro para aplicação de inseticida espacial (fumacê) para as próximas semanas. Ao todo, 21 bairros serão contemplados com a técnica UBV pesado (pouca visibilidade que forma uma névoa fina direcionada para os imóveis).

O novo itinerário terá inicio na madrugada desta quarta-feira (22), nos bairros Santo André e Ilha das Caieiras, de 3h ás 6h. A rota do carro é elaborada com base nos bairros que apresentaram mais casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Além disso, também são verificadas a quantidade de mosquitos nas armadilhas de monitoramento e solicitações recebidas pelo Fala Vitória 156.

"O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos por meio de aplicação espacial. Ressaltamos também que é preciso que a população fique vigilante e elimine possíveis focos dentro de seus domicílios", aponta o diretor do CVSA, Rogério Almeida.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. (Com informações da Prefeitura de Vitória)