TEMAS GERAIS

Mais de mil passageiros podem perder gratuidade de ônibus no ES.

Até quarta-feira (7), 111 cartões foram bloqueados.

Em 09/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Estudantes, idosos e deficientes podem perder o direito à gratuidade no Sistema Transcol, na Grande Vitória, por uso indevido do vale transporte.

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) constatou que o benefício é repassado a terceiros, ou seja, não está sendo utilizado pela pessoa cadastrada. Até quarta-feira (7), 111 cartões foram bloqueados. Mais de mil estão sob análise das empresas.

A irregularidade foi descoberta devido ao dispositivo de biometria facial. Quando os beneficiários de qualquer tipo de gratuidade entram no coletivo e passam pela roleta, o sistema faz três fotos. As imagens capturadas são comparadas com a cadastrada no banco de dados do sistema.

Ao final do dia, as imagens são enviadas ao GVBus, segundo Elias Baltazar, diretor-executivo do sindicato das empresas.

“Constatada a irregularidade, a gente checa e busca informações durante três dias seguidos, para verificar se efetivamente o cartão está sendo usado de forma indevida por outros usuários”, explicou.

Dos cartões de passe já bloqueados, 65 eram de estudantes que pagam metade do valor da passagem; 27 de estudantes com passagem 100% custeada pelo governo; nove de idosos e 10 de deficientes físicos, que também possuem direito à gratuidade.

Todas as pessoas que tiveram os cartões bloqueados estão assinando um termo que relata os motivos do bloqueio, segundo Baltazar. Idosos e deficientes físicos que tiveram os cartões bloqueados devem procurar a Ceturb para regularizar a situação.

Já os estudantes que pagam 50% do valor da tarifa ficarão por dois meses impedidos de comprar créditos para utilizar o sistema de transporte.

Os estudantes que têm gratuidade total terão os cartões bloqueados por 30 dias. Nesses dois casos, se houver reincidência, eles terão o direito de compra suspenso até o fim do período letivo, só podendo retornar ao sistema no ano seguinte.

Fonte: G1-ES