CIDADE

Mais proteção para turistas e banhistas durante o verão de VV

Equipes de fiscalização vão atuar diariamente em toda extensão da orla.

Em 12/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão/PMVV

A segurança, proteção e fiscalização serão reforçadas durante todo o período de verão nas praias do município. Os agentes da Guarda Municipal, guarda-vidas e equipes de fiscalização vão atuar diariamente em toda extensão da orla.

A Operação Verão contará, já a partir da próxima semana, de uma Unidade Móvel de Videomonitoramento, na Praia da Costa, que funcionará como base de comando para operações de segurança e proteção. O micro-ônibus possui cinco câmeras de videomonitoramento, sendo quatro fixas e a outra com um zoom de até 1 km em um raio de 360 graus.

No período, serão realizadas operações conjuntas sistemáticas envolvendo agentes da Guarda Municipal e equipes de fiscalização urbanística, Posturas, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Ouvidoria.

A segurança aquática também será reforçada com cerca de 100 guarda-vidas nos diversos postos instalados ao longo da orla. Todo o efetivo da Guarda Municipal, incluindo os de escalas extras e do administrativo, reforçará a segurança nas praias no período de verão, com o patrulhamento com quadríciclo nas areias e bikes no calçadão, além do apoio de viaturas e motocicletas.

As equipes de limpeza urbana da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também serão reforçadas nos meses de janeiro até o carnaval de 2020, com ações de varrição no calçadão de toda orla e nas areias das praias, com ações de limpeza mecanizada à noite nas areias com trator.

As ações de fiscalização de Posturas nas praias vai contar com duas equipes diárias, que vão atuar nos períodos da manhã, tarde e noite. As regras de convivência no calçadão e na areia já foram estabelecidas em reunião com associação de ambulantes. Fiscais de Meio Ambiente também vão atuar diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, com aumento do efetivo nas sextas-feiras e sábados, à noite, no verão.

“As operações visam trazer mais tranquilidade e proteção a banhistas e turistas que visitam o nosso município nessa época do ano”, justificou o secretário de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Junior.

LEIA TAMBÉM

Equipe da Prefeitura visita obras em andamento no bairro Barramares

A visita às obras para inspecionar qualidade dos serviços é uma pratica constante da administração de Vila Velha. O prefeito Max Filho, os secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e munícipes percorreram a Rua Muriaé, no bairro Barramares, onde acontecem intervenções para drenagem, esgotamento sanitário, terraplenagem e pavimentação. A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira (11).

Foto: Fabricio Lima/PMVV

As obras estão em andamento. Serão pavimentadas, ao todo, seis vias no bairro, são elas: Avenidas Muriaé, entre a Rodovia ES-388 e a Avenida Califórnia; Rua Dante Micheline, entre Avenida São Pedro e Avenida Atlanta; Rua Santo Antônio, entre Avenida São Pedro e Avenida Atlanta; Rua Bandeirantes, entre Avenida São Pedro e Avenida Atlanta; Avenida Celso Vasconcelos, entre Avenida São Pedro e Avenida Atlanta; Rua Santo André, entre Pedro Alves Cabral e São Pedro.

Só a Rua Muriaé tem quase 1 km. As ruas estão orçada em mais de 3 milhões de reais e teve início em junho deste ano. O prazo de execução é de 300 dias e, até o momento, 70% da drenagem das ruas já foi executada, de esgoto, foi 80%. Com isso, a metade da obra já foi executada. A parte mais cara da obra é o sistema de drenagem, que atende também outras ruas.  

Durante a visita, o prefeito Max Filho enfatizou que o bairro já foi contemplado com a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Dijayro Gonçalves Lima, inaugurada no dia 31 de agosto, com capacidade para 400 alunos.

 “Entregamos também alguns trechos de ruas nesse bairro e retomamos os convênios com Governo do Estado, que, assim que forem liberados, vamos licitar novas obras para a região”, explicou.

O secretário municipal de Obras (Semob), Luiz Otávio de Carvalho, falou que as obras mesmo com a chuva tem conseguido avançar bem. “A empresa Construtora Velozo LTDA foi a vencedora do processo licitatório promovido pelo município e é parceira o que faz com que a obra ganhe velocidade”, explicou. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)