TEMAS GERAIS

Marcha pelo fim da violência contra a mulher no dia 03/12 na Serra/ES.

A marcha faz parte da programação da campanha 16 Dias de Ativismo.

Em 24/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher da Serra (Seppom), realiza no dia 3 de dezembro, a partir das 8 horas, a V Marcha pelo Fim da Violência contra a Mulher na Serra.

A marcha faz parte da programação da campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, e vai percorrer as principais ruas de Serra-Sede, com concentração em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e encerrando na praça Ponto de Encontro.

Durante o trajeto, serão exibidos faixas e cartazes de apoio a uma cultura da paz nas famílias, acompanhados de carro de som apresentando o cordel de Tião Simpatia (que foi alfabetizado aos 16 anos) sobre a Lei Maria da Penha, banda de congo e muitas outras atividades culturais relacionadas ao tema.

De acordo com a secretária da Seppom, Luciana Malini, a expectativa é reunir um número maior de participantes do que nos anos anteriores. “Em 2014, cerca de 200 pessoas participaram da marcha. Queremos uma adesão ainda maior para dar mais visibilidade à nossa luta contra a violência”, destaca.

16 Dias de Ativismo

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Lidership – CWGL) lançaram a campanha dos 16 dias de ativismo. O objetivo era promover o debate e denunciar as várias formas de violência feminina no mundo.

Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Esse é o mote da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha acontece entre duas significativas datas históricas: 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Atualmente, 159 países desenvolvem a campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem uma atitude frente à violação dos direitos humanos e das mulheres. No Brasil, a campanha começou no dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Serviço:

V Marcha pelo Fim da Violência contra a Mulher na Serra
Data: Quinta-feira (03/12)
Horário:  08h30
Local: Concentração em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Serra-Sede.

Fonte:PMS