POLÍTICA INTERNACIONAL

Martín Vizcarra toma posse como presidente do Peru

Ele assume o cargo após renúncia de Pedro Pablo Kuczynski.

Em 23/03/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Martín Vizcarra assumiu na tarde desta sexta-feira (23) como o novo presidente do Peru ao ser juramentado pelo Congresso, pouco depois que o Legislativo formalizou a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski.

Em seu discurso de posse, Vizcarra prometeu ser duro na luta contra a corrupção.

Engenheiro civil, Vizcarra já foi chefe do governo regional do estado de Moquegua (2011-2014), região mineradora do sul do Peru marcada por desigualdades. Era até então o primeiro vice-presidente e embaixador do Peru no Canadá.

Kuczynski, conhecido no país como PPK, apresentou sua carta de renúncia na quarta-feira, na véspera do que seria o segundo julgamento de impeachment que enfrentaria. Nesta sexta-feira, após o vazamento de uma resolução preliminar do Congresso, ele ameaçou retirar a carta para que a denúncia prosseguisse. O texto o apontava como traidor da pátria, e Kuczynski alegou que queria se defender.

O presidente do Congresso, o opositor Luis Galarreta, rebateu, alegando que o documento vazado é "um rascunho" que sequer foi aprovado pelos porta-vozes das bancadas parlamentares.

Renúncia de PPK

Após meses com o mandato ameaçado devido aos vínculos de empresas ligadas a ele com a construtora Odebrecht, Kuczynski jogou a toalha na quarta-feira, um dia antes de se submeter a um processo de impeachment no Congresso.

Sua saída foi precipitada pela divulgação de vídeos, insinuando que seu governo estava tentando comprar votos de congressistas para se manter no poder.

(Foto: Mariana Bazo/Reuters)