TEMAS GERAIS

Matrícula digital evita que colégios tenham prejuízos

Processo de captação e retenção de alunos evita que contratos fiquem sem assinatura.

Em 22/08/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Com data de início cada vez mais adiantada e longa duração dentro do calendário escolar, a campanha de matrícula e rematrícula se tornou um capítulo à parte na realidade dos colégios particulares de ensino básico em todo o Brasil. Em muitos casos, gera dúvidas, filas e uma batelada de papéis a serem assinados, tornando o processo arrastado e até comprometendo o orçamento da instituição. Para evitar transtornos, proteger-se judicialmente e, principalmente, oferecer aos pais uma maneira mais prática e ágil de garantir a vaga dos filhos, as escolas têm, cada vez mais, optado pelo recurso da matrícula pelo aplicativo escolar do colégio.


 
É o caso do colégio Gurilândia International School, localizado na cidade de Salvador/BA. Para as matrículas de 2019, os pais e responsáveis de cerca de mil alunos poderão finalizar o processo, com apenas alguns cliques e a qualquer hora, pelo IsCool App, aplicativo de comunicação utilizado pela instituição. “Antes, começava o ano letivo e os pais ainda estavam vindo até o colégio para assinar a matrícula, eles reclamavam, pediam mais praticidade, alguns porque viajam com muita frequência. Nossa ideia é fazer com o que o pai não precise vir até a escola para essa finalidade”, afirma Jardeson Souza, gerente de TI do Gurilândia.
 
Disponível na primeira tela do aplicativo de comunicação escolar IsCool App, o módulo matrícula pode ser facilmente acessado pelo pai, que já acompanha a vida escolar dos filhos pela tela do celular.  “O módulo de assinatura pelo celular encurta o período de campanha de matrícula dos colégios em até 80% e ainda diminui substancialmente o número de matrículas sem assinatura ao final do ano, garantindo um cenário muito mais propício para o planejamento pedagógico e financeiro da instituição”, ressalta Ramin Shams, presidente do Grupo School Picture, detentor do IsCool App.
 
Por que assinatura digital e não aceite digital?

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade 

Diferente do aceite digital, que funciona como um acordo no formato digital, a assinatura digital afere a integridade do documento e é a mais indicada pelos advogados para processos de matrícula on-line.
 
“No ano passado, nós tentamos implantar a matrícula on-line por meio de aceite em nosso site, mas tivemos diversos problemas porque o processo não capturava todos os dados para validade jurídica. No meio da campanha, tivemos que retomar para o processo tradicional e os pais que já tinham dado o aceite on-line precisaram retornar ao colégio e assinar os papéis manualmente”, diz Souza, justificando a opção do Gurilândia pelo processo de assinatura digital no IsCool App.
 
Utilizado por empresas de grande porte e de diversos setores, como bancos, seguradoras, prestadores de serviços digitais e até o Consulado Americano, o sistema de assinatura digital é composto por múltiplas chaves criptográficas que se complementam. “A assinatura digital de matrícula é aceita no mundo todo como a substituta da assinatura de punho próprio, por isso é um documento com validade jurídica que pode ser executado na justiça e traz muito mais segurança para pais e colégio”, explica Shams.