EDUCAÇÃO

Matrículas do ensino fundamental começam no dia 9 de janeiro, em Vitória.

Reforma da Emef Prezideu Amorim permitiu a oferta de 250 novas vagas na unidade.

Em 01/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Começa no dia 9 e segue até o dia 27 de janeiro o período de efetivação de matrículas novas no ano letivo de 2017 nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) para os alunos cadastrados no Sistema de Gestão Escolar (SGE).

Serão ofertadas cerca de 1,3 mil vagas para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e 2,1 mil para os anos finais (6º ao 9º ano). Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a rede municipal de ensino de Vitória tem capacidade de atender 8 mil alunos com mais de 15 anos.

A portaria que regulamenta o processo de matrícula no ensino fundamental e traz o quadro de vagas por série e por unidade de ensino será publicada no dia 9.

As famílias cadastradas no sistema serão convocadas pela própria Emef para efetivação da matrícula. A convocação será de acordo com a posição na lista de cadastro para solicitação de vagas existentes no sistema atualmente. 

Conforme a portaria 080/2015, que normatiza o processo de cadastramento eletrônico unificado e de matrículas nas Emefs, a convocação das famílias só será encerrada quando todas as vagas disponíveis forem preenchidas ou não existirem mais solicitações de vagas.

Cabe à direção das Emefs e às respectivas secretarias escolares realizar o cadastramento eletrônico unificado. Além disso, o encaminhamento da matrícula é feito de acordo com o endereço apresentado pela família, onde houver disponibilidade de vaga.

Documentos

Para a efetivação da matrícula, basta o responsável pelo aluno comparecer à unidade de ensino com os documentos originais em mãos: documento de identificação do pai/mãe ou responsável, comprovante de residência, documento de identificação do estudante, histórico ou declaração escolar e laudo médico para os/as estudantes com deficiências e/ou transtornos globais do desenvolvimento.

Solicitação de vagas

A qualquer momento, as famílias podem solicitar vaga para o aluno que ainda não faz parte da rede pública de ensino de Vitória. Basta comparecer à secretaria escolar da Emef mais próxima e indicar a/as unidade/s de preferência.

Emef Prezideu Amorim

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, destacou a Emef Prezideu Amorim, que fica no bairro Bomfim, como uma importante entrega para 2017. A primeira etapa do novo prédio da unidade foi entregue oficialmente em 2016, com capacidade de atendimento para cerca de 600 alunos. Isso significou 250 vagas a mais. "Estão sendo acertados os últimos e pequenos detalhes para realizar a entrega total dessa escola", disse.

O novo prédio passou a contar com uma estrutura interna completa e está sendo entregue em duas etapas. A primeira contempla 11 salas de aula totalmente climatizadas com ar-condicionado central e de última geração, todos os ambientes administrativos e pedagógicos necessários para o funcionamento, biblioteca, laboratórios de informática e de ciências, sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de artes, cozinha, refeitório, além de secretaria escolar e de outros espaços destinados aos profissionais.

Em fevereiro de 2017, os alunos e servidores já poderão usufruir da segunda e última etapa da obra, com quadra poliesportiva, refeitório, salas de atendimento escolar e área administrativa.

Ideb

Adriana Sperandio destaca também os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2016. "Os dados apontam que 83% das escolas públicas de Vitória melhoraram ou mantiveram o índice em relação à avaliação anterior: Vitória ultrapassou a meta indicada para anos iniciais, Vitória alcançou o melhor Ideb de todos os anos de medição, Vitória superou a média nacional, bem como ganhou destaque com relação aos municípios da região metropolitana. Obter o melhor Ideb de todos os anos demonstra a qualidade da escola pública de Vitória. Isso faz com que os pais busquem a rede pública para matricular seus filhos", disse.

Por JCC/Secom-PMV