CIDADE

Max Filho lança pedra fundamental da nova Umei Tia Nenzinha

A Umei Tia Nenzinha é uma das 8 Umeis que estão sendo construídas em Vila Velha.

Em 04/06/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Fabricio Lima/PMV

A pandemia do novo coronavírus não interrompe o processo de crescimento da Educação em Vila Velha. O prefeito Max Filho lançou, nesta quarta-feira (3), a pedra fundamental da nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Tia Nenzinha, localizada no bairro Divino Espírito Santo.

A nova Umei Tia Nenzinha é uma das oito Umeis que estão sendo construídas pela Prefeitura de Vila Velha, com recursos próprios (confira abaixo todas as informações sobre todas as obras na área de Educação).

“A construção da nova Umei Tia Nenzinha será feita em duas etapas. Primeiro será edificada a nova unidade (localizada em terreno ao lado do prédio atual) e posteriormente iremos remodelar completamente a unidade antiga, que será muito mais moderna e ampla”, explicou o prefeito Max Filho, que no ato desta quarta-feira (3) lançou a cápsula do tempo (com documentos e jornal do dia) na base da obra.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) programa a inauguração da creche municipal para maio de 2021. A Prefeitura de Vila Velha investe R$ 4.146.938,02 na construção da nova Umei Tia Nenzinha. As obras são executadas pela empresa Santamaria Construções, Incorporações e Empreendimentos LTDA EPP, contratada por meio de licitação pública.

A ordem de serviço para as obras foi assinada em dezembro de 2019. As intervenções são executadas em terreno desapropriado pela PMVV em 2001.

“A gestão atual mostra que é realizadora de obras estruturantes. Há um investimento maciço da Prefeitura na construção de novas creches e escolas e também em melhorias nas Unidades que já estão em funcionamento”, declarou a subsecretária municipal Administrativa e Financeira de Educação, Soliandra Della'Parte Mattos.

450 crianças

A futura Umei Tia Nenzinha terá 450 vagas (atualmente, há 138 alunos matriculados) para crianças de 1 a 5 anos; 10 salas de aula; uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE); uma brinquedoteca; e uma sala de múltiplo uso.

“É mais uma obra executada pela atual gestão. A construção da nova creche Tia Nenzinha traz uma melhor perspectiva de futuro para as crianças do bairro Divino Espírito Santo e região”, enfatizou o subsecretário municipal Pedagógico de Educação, Maurício Gorza.

Família homenageada

Filho da homenageada (a merendeira Feliciana Caldeira de Oliveira, a Tia Nenzinha, falecida há dois anos) que dá o nome da Unidade de Educação Infantil, o decorador Jurandi Machado agradeceu à Prefeitura pela manutenção do nome da Umei e principalmente pelo empenho da atual gestão na melhoria e expansão da Rede Municipal de Ensino.

“Além da emoção pela homenagem à minha mãe, estou muito feliz pelo fato de a atual gestão atender ao pedido da comunidade local. A Prefeitura de Vila Velha está levando a sério a Educação, neste momento importante de nossa história”, afirmou Machado.

A comunidade escolar local também comemora a construção da nova Umei Tia Nenzinha. “Estamos realizando um sonho antigo de pais, responsáveis e profissionais da Educação. Tenho certeza de que teremos uma Umei moderna e muito bem estruturada”, prevê a diretora da Unidade, Delsa Zanette Mathias.

5 mil novas vagas

A Prefeitura mantém a construção, mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus, de oito Umeis: São Conrado, Ulisses Guimarães, Jabaeté, Tia Nenzinha (Divino Espírito Santo), Maria da Penha Freitas Mauro - Dona Pepenha (Sítio Batalha/Centro), Julierme da Cruz Dias (Alecrim), Prefeito Solon Borges Marques (Jaburuna), São Torquato e Praia das Gaivotas.

Está em fase final de construção a nova Umef Gil Bernardes (já entregue à população), em Alvorada, e avançam os projetos de construção da Umei de Araçás e as tratativas com o Governo do Estado para a obtenção de recursos que viabilizariam a edificação de uma nova Umef em Vale Encantado.

Além disso, está em curso as obras de melhorias estruturais da Umef Diretora Zdmea Camargo Damasceno (Santos Dumont) e a construção do anexo poliesportivo da Umef Desembargador Ferreira Coelho, na Glória.

Em fevereiro de 2019 foi inaugurada a Umef Professora Leopoldina Conceição de Mattos Silva, no Ibes e a Umef Dijayro Gonçalves Lima, em Barramares. Com a expansão da Rede Municipal de Ensino, serão geradas 5 mil novas vagas nas escolas e creches da Prefeitura (3 mil apenas na Educação Infantil). (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)