TEMAS GERAIS

May irá reclamar com Trump após informações de atentado vazarem.

A conversa deve acontecer durante o encontro na cúpula da Otan, em Bruxelas, na Bélgica.

Em 25/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, vai se queixar nesta quinta-feira (25) ao presidente dos EUA, Donald Trump, dos vazamentos de informações sobre o atentado de Manchester. A conversa deve acontecer durante o encontro na cúpula da Otan, em Bruxelas, na Bélgica.

A BBC informou que a polícia de Manchester deixou de compartilhar informações com as autoridades dos Estados Unidos após os vazamentos na imprensa de informações sigilosas, de acordo com a agência Efe.

Na quarta-feira (24), o jornal "New York Times" divulgou imagens do local do ataque, que deixou 22 mortos e 64 feridos, entre eles várias crianças, provocou um grande mal-estar entre as autoridades britânicas.

O conselho Nacional de Chefes de Polícia do Reino Unido considerou, em declarações divulgadas hoje pela imprensa local, que "prejudicam as investigações, a confiança das vítimas, dos testemunhas e seus familiares", de acordo com a Efe.

Bomba 'potente e sofisticada'

A bomba detonada no ataque era potente e sofisticada, segundo fotos da polícia britânica reveladas e analisadas nesta quarta pelo jornal "The New York Times". A análise inicial da bomba, baseada em elementos fotografados e recolhidos na cena do crime, não permitem deduzir a quantidade ou o tipo de explosivo que compunha a carga, mas faz pensar que se tratava de um dispositivo artesanal fabricado depois de uma "profunda reflexão e com cuidado", segundo o jornal americano.

O periódico publica com exclusividade fotos nas quais são vistos diferentes elementos do explosivo, do detonador a uma bateria, passando por fragmentos de uma mochila azul, pedaços de metal e de parafusos.

Estes elementos, analisados por pessoas especializadas em manejo de explosivos, e que foram consultadas pelo jornal, permitem deduzir que a bomba era "potente, dotada de uma carga ultrarrápida e que o projétil foi colocado com cuidado e metodicamente" para causar o maior dano possível.