TEMAS GERAIS

Médicos peritos do INSS permanecem em greve no ES.

Os peritos negociam separadamente com o governo federal.

Em 29/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Servidores administrativos do INSS encerraram, nesta sexta-feira (25), uma greve que já durava mais de dois meses no Espírito Santo. No entanto, nem todos os serviços da Previdência Social no Espírito Santo foram restabelecidos. Os médicos peritos do instituto permanecem com a paralisação iniciada no início de setembro.

Os peritos do INSS, que entraram em greve no dia 4 de setembro, negociam suas reivindicações separadamente com o governo federal. Portanto, apesar dos serviços administrativos das agências capixabas terem sido retomados nesta segunda, as perícias médicas realizadas pela instituição ficaram comprometidas.

De acordo com o delegado da Associação Nacional dos Médicos Peritos no Espírito Santo (ANMP), Juliano Pina, deixaram de ser realizadas cinco mil perícias no estado.

Juliano destaca que não há previsão para o fim da greve. Ele ressalta que a categoria tem garantido 30% dos serviços e que a prioridade é dada para as pessoas que vão ao INSS fazer seu primeiro atendimento médico.

“A gente orientou as chefias a priorizarem os atendimentos iniciais, que são aquelas pessoas que ainda não estão em benefício. Porque aquelas que já possuem o benefício e pedem uma prorrogação são menos prejudicadas”, disse.

Entre as principais reivindicações dos médicos do INSS, estão a efetivação de 30 horas semanais de trabalho, fim da terceirização da perícia, reposição das perdas inflacionárias (27% em dois anos), reformas estruturais da carreira, das normas e do ambiente de trabalho.

Fonte: G1-ES