CIDADE

Membros do COMDEC de Vila Velha realizam reunião

Um ponto discutido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico foi a desburocratização.

Em 18/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Antônio Carlos/PMVV

O  secretário Everaldo Colodetti apresentou uma série de indicadores de resultados, como geração de emprego, abertura de novas empresas, arrecadação de ISS e do comércio exterior.

Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (COMDEC) realizaram a segunda reunião nessa quinta-feira (17), no empreendimento Opportunity, localizado no bairro Jockey de Itaparica. O evento foi presidido pelo prefeito Arnaldinho Borgo. 

“O município ficou mais de 20 anos parado e agora estamos caminhando para a Vila Velha do futuro. Modernizamos a gestão, trocamos processos em papel por processos digitais. A desburocratização é extremamente importante. Somente em 2021 foram 19.961 novos negócios abertos no município. Foram mais de 7 mil, se compararmos com o ano anterior. Abrindo mais empresas, temos mais empregos, renda e esse círculo sempre fazendo nossa economia fortalecer”, afirma.

Após a abertura da reunião pelo Prefeito, o secretário Everaldo Colodetti apresentou uma série de indicadores de resultados, como geração de emprego, abertura de novas empresas, arrecadação de ISS e do comércio exterior. O secretário citou ainda as principais ações da área do Desenvolvimento Econômico para tornar Vila Velha mais competitiva. 

Um ponto importante discutido na reunião foi a desburocratização. Durante a reunião, o empresário Juscelino Franklin Júnior, que faz parte de do grupo ABC Log, falou sobre sua experiência nos trâmites para abrir sua empresa e sobre os processos de licenciamento. Recentemente o Grupo ABC Log montou uma empresa em solo canela verde. 

“Além da facilidade de logística que Vila Velha tem, nos chamou a atenção o processo que o município está fazendo para desburocratizar a abertura de empresas. Foi tempo recorde, em 45 dias já estávamos com toda a papelada pronta para iniciarmos os trabalhos”, afirma Juscelino Franklin Júnior. 

O secretário Everaldo Colodetti classificou o encontro como esclarecedor para que os empresários da cidade tenham acesso ao novo modelo de gestão pública implantado em Vila Velha. 

“A segunda reunião foi muito produtiva. Esse conselho está contribuindo para que tenhamos o melhor ambiente de negócios em Vila Velha. É a gestão pública e o setor produtivo caminhando juntos”, afirmou o secretário Everaldo Colodetti.

Na reunião foi apresentada a proposta de elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico – Vila Velha 500 anos. O objetivo do Plano é elaborar um planejamento de médio e longo prazo, definindo prioridades e metas, definindo os caminhos a serem seguidos no que tange o desenvolvimento econômico. Visando o futuro, onde queremos chegar em 2035, aniversário de 500 anos do Município. O prefeito abriu a votação e todos os conselheiros aprovaram a elaboração do Plano. 

COMDEC

O conselho tomou posse no dia 11 de novembro de 2021, para o exercício de 2021/2024 e é composto por representantes do Poder Executivo e da sociedade civil, tendo como função principal promover o diálogo entre os membros relevantes da sociedade local, visando a harmonização na promoção ampla do desenvolvimento econômico no município de Vila Velha. 

O grupo tem o objetivo de criar políticas públicas para o município, a fim de fomentar o empreendedorismo, atraindo mais empresas para Vila Velha.

Leia também:

Prefeitura de João Neiva fará prestação de contas da Saúde
Linhares constrói complexo de esporte e lazer em Santa Cruz
Vitória é a quarta melhor cidade para empreender no Brasil
Vila Velha: ​Praça Nova América será entregue nesta sexta (18)
Minha Rua Melhor: Viana terá 100% das ruas pavimentadas
Micula edita projeto de lei com reajuste de 25% para servidores
Prefeitura de Guarapari inaugura sede própria do CREAS
Linhares implanta iluminação de LED em várias comunidades
> ​Dia do Consumidor: o Procon realiza ações em Vila Velha
Banco de dados impulsiona a contratação de mulheres

TAGS: 
VILA VELHA | CONSELHO | DESENVILVIMENTO | ECONÔMICO | DESBUROCRATIZAÇÃO