TEMAS GERAIS

Milhares de pessoas participam de manifestação pela paz em Medellín.

Mobilização foi convocada por jovens sob a frase A paz nos pertence.

Em 08/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Milhares de pessoas marcharam nesta sexta-feira (8) em Medellín, na Colômbia, para dizer que "não voltarão à guerra" e pretendem "unificar forças" em favor do processo de paz no país, após a rejeição do acordo assinado pelo governo e as Farc no referendo do último domingo (1º).

A mobilização convocada por jovens e realizada sob a frase "A paz nos pertence" reuniu várias organizações civis, universidades, vítimas e membros da comunidade LGBT com a intenção de unir aqueles que votaram "não" e "sim" no referendo.

O objetivo final é acabar o conflito de mais de meio século entre o governo colombiano e as Farc(Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

"Buscamos enviar uma mensagem de reconciliação e unificar forças e dizer para a Colômbia que ainda podemos criar oportunidades para construir a paz que todos nós desejamos", diz Daniela Galvis Restrepo, uma das organizadoras da manifestação.

Restrepo afirma que os participantes do ato "sem dúvida" estavam realizados com a entrega do Prêmio Nobel de paz para o presidente colombiano, Juan Manuel Santos. "[É um] reconhecimento às vítimas [e] impulsiona o país a aproveitar este momento histórico", diz.

Mensagens como "Que os líderes saibam que acreditamos na paz", "Meu coração está pronto para perdoar" e "Colômbia construímos todos juntos" surgiram entre os cartazes que os manifestantes carregavam durante o percurso que durou várias horas, até a noite.

Agencia EFE