TEMAS GERAIS

Milhares protestam em Boston contra marcha da extrema direita

Policiais se posicionaram nos arredores de um parque para conter possíveis conflitos.

Em 19/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Milhares de manifestantes saíram às ruas de Boston, nos Estados Unidos, neste sábado (19) para protestar contra violência, uma semana após as cenas de violência vistas em Charlottesvile. Essa é uma resposta à marcha convocada por grupos da extrema-direita norte-americana em nome da “Liberdade de Expressão”. Centenas de policiais se posicionaram nos arredores de um parque para conter possíveis conflitos.

Cerca de 500 policiais de Boston colocaram barricadas para impedir veículos de entrarem no parque onde grupos farão sua manifestação. Eles também construíram um cordão de isolamento para apartar os dois grupos. As duas concentrações estavam a pouco mais de 3 km de distância uma da outras.

Os organizadores da marcha em Boston afirmaram que seu protesto será pacífico. Também criticaram a disseminação de mensagens supremacistas e a violência de Charlottesvile.

“O ponto disso tudo é ter um discurso político de todo tipo de espectro, seja ele conservador, libertário ou centrista”, afirmou Chris Hood, de 18 anos, que se juntou a algumas dezenas de pessoas para organizar a marcha. “Isso não é sobre nazistas. Se houvesse nazistas aqui, eu estaria protestando contra eles.”

Entre as pessoas que devem falar durante a marcha, estão Kyle Chapman, um ativistas que já foi preso após uma reunião pública acabar em violência no começo do ano, e Joe Biggs, colaborador do site “Infowars”, de orientação de direita e que trata de teorias da conspiração.

Do outro lado, manifestantes temem que essa seja apenas uma desculpa para propagar ideias racistas.

Por isso, muitos deles seguram cartazes com dizeres como “Rejeite o ódio”, “Vidas de negros importam”, “Todos somos imigrantes e não temos medo”, “Ódio não tem lugar aqui”.

O prefeito de Boston, Marty Walsh, pediu que os dois grupos mantivessem distância um do outro. Ele se juntou aos manifestantes contrários à marcha.

Além da marcha e do protesto contrário a ela em Boston, estão marcadas outras manifestações em outros lugares dos EUA. Em Houstons, no Texas, a célula local do movimento Black Lives Matter vai remover o monumento “Spirit of the Confederacy” de um parque. Em Dallas, ativistas dos direitos humanos protestarão contra supremacistas.

(Foto: Stephanie Keith/Reuters)