TEMAS GERAIS

Ministro dos Portos cancela visita em que ia anunciar porto no ES.

Motivo foi uma convocação de última hora da Presidência da República.

Em 28/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O ministro da Secretaria de Portos (SEP), Helder Barbalho (PMDB), cancelou a visita que faria nesta segunda-feira (28) ao Espírito Santo para anunciar a autorização de um novo Terminal de Uso Privativo (TUP), em Aracruz, e detalhar a chegada do equipamento que irá fazer a dragagem do Porto de Vitória.

O motivo da desistência foi uma convocação de última hora da Presidência da República, segundo governo do estado, na noite deste domingo (27). Procurada, a assessoria da SEP não atendeu às ligações da reportagem.

O cancelamento da agenda acontece em um momento de crise política e racha entre o governo federal e integrantes de sua base, especialmente o PMDB. A reunião convocada pela presidente Dilma Rousseff vai ser um dia antes da convenção do PMDB, quando o partido deve definir se desembarca de vez do governo.

Controvérsia
O anúncio que seria feito nesta segunda pelo chefe da pasta dos portos é recheado de dúvidas, já que o projeto do terminal da Nutripetro teve o seu local barrado pelo Ibama. De acordo com o órgão ambiental, o empreendimento – se construído na região de Barra do Riacho e realizado nos moldes apresentados no EIA/Rima – vai trazer impactos às comunidades indígenas, além de ameaçar a reprodução e o desenvolvimento das tartarugas marinhas.

Essa é a segunda vez que a Secretaria dos Portos planeja assinar o contrato desse TUP, mas sem sucesso. Em agosto de 2015, o governo federal divulgou uma agenda com o então ministro Edinho Araújo, mas durante sua passagem pelo estado, o ministro recuou e não anunciou o terminal.

Barbalho iria realizar a assinatura de contrato do terminal da Nutripetro no Palácio Anchieta, em Vitória. Até a tarde de domingo, a agenda estava mantida e era previsto que participassem da solenidade o governador Paulo Hartung, o secretário-executivo da SEP, Luiz Otávio Campos, representantes da Nutripetro e do governo do estado, além da senadora Rose de Freitas.

Fonte: G1-ES