CIDADE

Ministro visitará obra do Hospital Materno Infantil em Serra

O novo hospital é a maior obra pública em andamento no Estado.

Em 16/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Movimento Online - Reprodução

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, visita na tarde desta segunda-feira (16) o Hospital Materno Infantil, em construção em Colina de Laranjeiras. Às 17 horas, ele estará no local junto ao prefeito de Serra, Audifax Barcelos, para uma visita à obra, que deve ser concluída em 2020.

O novo hospital, que é a maior obra pública em andamento no Estado, tem previsão de atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês. Serão 135 leitos: 60 maternos, 60 infantis e 15 semi-intensivos.

A área do Hospital Materno Infantil é equivalente a dois campos e meio de futebol. O prédio de três pavimentos acomodará o setor de assistência materno-infantil e a área de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

A Política do Parto Humanizado está garantida. O acompanhante vai estar perto da mãe e do bebê a todo o momento. A mulher, por sua vez, vai permanecer até a alta junto ao recém-nascido.

Exames de ultrassonografia e os testes do pezinho, da orelhinha e coraçãozinho serão oferecidos no novo hospital. Os recém-nascidos serão acompanhados para detectar precocemente possíveis intercorrências após a alta. O hospital contará com banco de leite e vai ofertar, ainda, todas as vacinas do bebê.

As instalações do Materno Infantil, que já são referência em construção civil na Grande Vitória, são modernas e prezam pela economia de energia e sustentabilidade. O prédio será todo automatizado, o que vai permitir controlar a temperatura da água e do ar-condicionado, por exemplo. A água da chuva será guardada para limpeza e para os jardins. A luz do sol vai ser captada para aquecer a água.  

LEIA TAMBÉM

Prefeitura oferece treino e orientação para ter saúde e ficar em forma no verão

O inverno termina nos próximos dias e já tem gente pensando em como chegar em forma no verão, estação mais quente do ano que começa no dia 22 de dezembro.

Para quem ainda não pratica exercícios, esta é uma boa hora para começar e garantir que até lá algumas mudanças possam aparecer. Serra oferece atividade física com acompanhamento profissional em mais de 40 locais do município por meio do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef).

A primeira dica para chegar bem no verão é criar uma rotina de exercícios. A prática deve ser regular e acompanhada por um professor de educação física. “A obesidade e o sobrepeso são fatores de risco para a saúde e podem provocar hipertensão, diabetes, infarto, AVC, artrite, artrose, osteoporose, entre outras doenças. Uma das maiores causas da obesidade é a alimentação em excesso e a manutenção de baixos níveis de gasto calórico”, explicou o coordenador do Proef, Claudino Júnior.

Junto com a atividade física, deve vir também uma mudança na alimentação. A prefeitura oferta orientação quanto ao consumo consciente e alimentação saudável nas unidades regionais de saúde de Novo Horizonte, Jacaraípe, Feu Rosa e Boa Vista.

Outra dica é estar motivado e mais ativo. Troque o elevador pela escada, as compras online por uma ida à loja e o carro pela bicicleta. Também se mantenha sempre hidratado. Beba em torno de dois litros de água por dia.

Não se sobrecarregue com atividades e não cometa exageros. A ideia é começar a se acostumar com seu novo dia a dia aos poucos. Não ultrapasse seus limites.

Para se inscrever no Proef, basta procurar a unidade de saúde referência do seu bairro ou locais como o Parque da Cidade, Centros do Idoso e Comitê do Idoso de Jacaraípe. Para consulta com nutricionista, o morador deve vir encaminhado das unidades de saúde de sua região, de acordo com a orientação médica.

*Com informações da Secom/PMS

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL