CIDADE

Modernização na rede semafórica da cidade de Vitória

Vitória Inteligente: Foram comprados 240 novos switchs de borda

Em 24/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Yuri Barichivich - Secom/PMV

A Prefeitura de Vitória investiu em infraestrutura de rede que permitirá a ampliação da rede semafórica, a rede de câmeras de videomonitoramento e a rede de rádios wi-fi da cidade.

Foram comprados 240 novos switchs de borda, equipamentos que permitirão conexão de aparelhos à rede municipal de fibra ótica e aos servidores.

Eles estão sendo instalados em prédios da administração municipal, possibilitando a ampliação no uso de equipamentos na rede de dados, incluindo computadores, tablets e até smartphones, de forma que os servidores possam desempenhar com mais agilidade suas tarefas.

O município possui cerca de 215 switchs de borda em uso, mas com uma capacidade de conexão limitada. Os novos equipamentos atenderão às demandas reprimidas do município, ampliando consideravelmente a capacidade da rede de dados municipal.

"A Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) vai dobrar a capacidade da rede, qualificando o serviço prestado aos moradores e aos empreendedores em todos os prédios municipais. Teremos mais velocidade, segurança, melhor performance dos sistemas, além de aumentar a capacidade de inclusão de novos semáforos", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Sub-TI, Márcio Passos.

Contagem de automóveis e temporização dos semáforos

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, aponta outras facilidades dos equipamentos. "Com a contagem automática do fluxo de veículos, também será automática a mudança na temporização dos semáforos. Essa nova tecnologia vai trazer grandes ganhos para a cidade e permitir maior fluidez do tráfego e menos lentidão nos horários mais movimentados”, disse Calheira.

Semáforos inteligentes

Segundo a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim, os semáforos inteligentes são programados para melhorar a fluidez no trânsito durante todo o dia. Funcionarão nos principais corredores e com tempos calculados minuto a minuto, na busca da informação mais precisa.

"Os semáforos em Vitória estarão, assim, cada vez mais programados de forma moderna e inteligente para funcionar servindo a fluidez do tráfego e minimizando retenções no trânsito, em especial, numa cidade como a nossa, onde grande parte dos veículos que circulam é de municípios vizinhos. A tecnologia envolve desenvolvimento de sistemas que lidam com informação de forma rápida e abrangente e devemos estar atentos às novidades que têm grande serventia num trânsito adensado como o atual", destacou.

Os recursos para esses investimentos são provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.