TEMAS GERAIS

Morre Moa Selia, primeira transexual a presidir uma Câmara de Vereadores.

Ela estava internada para tratar uma pneumonia grave, em Colatina, no Espírito Santo.

Em 07/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Morreu no Espírito Santo, na noite deste sábado (6), aos 60 anos, a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Nova Venécia, Moacyr Selia Filho, em decorrência de uma pneumonia grave. Conhecida como Moa Selia, foi a primeira transexual a presidir uma casa legislativa no Brasil, entre 2006 e 2008.

Moa faleceu às 22 horas no hospital São Bernardo, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, segundo informações de sua página no Facebook. O velório é aberto e acontece na Capela Mortuária em Nova Venécia. O enterro está previsto para 17h, no Cemitério São Marcos.

A transexual exerceu o cargo de vereador por três mandatos e chegou a participar do extinto Programa do Jô, em 2009, na TV Globo, onde falou sobre sua luta contra o preconceito. Moa Sélia também foi contadora e uma dos cabeleireiras mais conhecidas da região.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes de Tocantins, Wanessa Zavarese Sechim, que já atuou na Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, divulgou uma nota de pesar, em que afirma que Moa foi pioneira na luta contra o preconceito.

"Foi o primeiro vereador presidente transexual do Brasil, o que o levou em 2009 a participar do Programa do Jô na Rede Globo. Transexual assumido com honra, orgulho e respeito foi um dos pioneiros na luta contra o preconceito de gênero ainda no início dos anos 80, e levantou a bandeira em defesa dos Direitos Humanos e da diversidade sexual. Sua luta ganhou adeptos e notoriedade nacional."

Nota de falecimento

Na página da Vereadora Moa no Facebook, foi publicada a seguinte nota de falecimento:

"É com grande pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido Moa, ocorrido hoje 06/05/2017 as 22 horas no hospital São Bernardo em Colatina. O corpo será velado na Capela Mortuária de Nova Venécia. Moacyr Selia Filho tinha 60 anos, nasceu em 03 de abril de 1957, iniciou sua vida profissional como contador e se consolidou na profissão de cabeleireiro que exerceu por mais de 20 anos, mas foi como vereador por três mandatos na Câmara de Nova Venécia que se consagrou como personagem importante no município. Moa Ganhou destaque na imprensa nacional e o respeito da população veneciana com sua luta incansável pelos direitos humamos e pela moralização da política. Moa se despede deixando uma grande lição de vida onde provou que é possivel defender a etica, a moral e a honestidade intependente de raça, religião ou orientação sexual e deixa alem das saudades um grande legado para o nosso país."